Ler é extremamente importante, mas saber entender e fazer a interpretação de texto necessária do que você está lendo é mais ainda. Mas isso não é uma tarefa fácil para todas as pessoas – existem aquelas que tem muita dificuldade em conseguir interpretar um texto ou memorizar o que está sendo lido.
Leia mais: Escola cria projeto que une leitura e práticas ambientais
Para melhorar a sua interpretação de texto e memorização, é importante que ela esteja disposta a focar mais na leitura e tirar um pouco do seu tempo para entender realmente como se lê um texto. Pensando nisso, que tal conferir seis dicas sobre como melhorar essas habilidades?
1. Releia o texto
Se você quer memorizar melhor o que está lendo, é necessário não olhar para o texto apenas uma vez e parar. Releia quantas vezes forem necessárias. A cada releitura, você passará a entender melhor o que está vendo e irá conseguir começar a lembrar das coisas com mais facilidade.
Leia para outras pessoas, para você no espelho, grave sua leitura e ouça depois. O importante é olhar para o texto e começar a entender tudo que está ali. Tente, por exemplo, fazer perguntas para você mesmo sem precisar olhar o que está escrito. Se você souber responder, é sinal de que já está conseguindo memorizar.
2. Não leia rápido
É comum ouvir das pessoas que não se sentem motivadas para fazer a leitura de livro, por exemplo, ou texto importante para escola ou faculdade e, portanto, quando tem a oportunidade, acabam lendo muito rápido. Mas não faça isso: você acaba prejudicando sua memorização e a interpretação de texto.
Se é sua primeira vez se aventurando no texto, tire o tempo que for necessário para fazer isso. Leia pausadamente, sem querer acelerar o processo. O primeiro encontro é muito importante, você vai descobrir qual o assunto que está sendo mostrado, o que o autor quer passar, quem está no texto. Leia devagar e não interrompa esse processo.
3. Marque tudo que achar importante ou não entenda
No primeiro contato, você com certeza vai encontrar palavras ou assuntos que vai considerar importante, então marque: pode ser a caneta, lápis ou marca texto. Isso é necessário, para que você consiga, mais tarde, saber exatamente o que é relevante nessa leitura, para ajudar quando ler novamente e melhorar sua memorização e interpretação de texto.
Mas, além das coisas importantes, marque também suas dúvidas. Não adianta querer ler um texto inteiro e achar que vai entender tudo que está ali. Vão existir palavras e termos que talvez você nem conheça, mesmo o tema sendo algo que você gosta ou conhece.
Faça marcações para que depois você possa pesquisar na internet, ou perguntar para um professor sobre o que está ali. Isso ajuda muito no aprendizado e dá segurança a mais para o estudante na hora da leitura, pois vai ficando cada vez mais fácil de entender o que está escrito.
4. Faça resumos
Leu o texto e marcou as coisas mais importantes? Então crie um resumo. Pegue tudo que você viu e considera de extrema importância e coloque tudo junto. Dessa forma, você vai conseguir encontrar as coisas de uma maneira mais fácil, mais simplificada.
Sua interpretação de texto vai melhorar, já que o mais importante da sua leitura vai estar ali, mostrando que você realmente conseguiu entender o que você estava lendo e o que o autor, por exemplo, queria dizer.
5. Interpretação de texto está em tudo
Tudo que você vê, ouve ou lê, tem uma interpretação de texto: seja uma matéria em um portal ou uma reportagem na televisão. Então, é importante entender que você vai ser testado de variadas formas e todos esses formatos podem te ajudar a melhorar cada vez mais essa habilidade.
Por isso, preste atenção. Tente entender, por exemplo, a razão de uma matéria de um site ter sido feita, quem é o autor, ou até de um texto simples, de um trabalho de escola. O importante é você saber o que está sendo passado e que aquele texto existe por alguma razão.
6. Ensinando amigos com base na memorização
É entendendo que se aprende, e se você acha que aprendeu bem, uma forma de testar isso é repassando seu conhecimento. Portanto, se você sente que conseguiu chegar no resultado que queria ou está chegando lá, que tal fazer um experimento? Ensine um colega.
Como esse tipo de atividade, você vai ver como está a sua habilidade de memorização, no que já está bom e no que precisa melhorar mais ainda. Teste com colegas ou pais, sempre com alguém que entenda pouco do assunto, pois para essa pessoa você irá ser quase como um educador.