Projeto “Memórias: o dia que sinto saudades” incentiva leitura e escrita dos alunos

A atividade, criada na EEB monteiro Lobato, em Mafra, desenvolve a leitura e escrita a partir das vivências de cada estudante

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Vitória Maire

A leitura e a escrita são importantes conhecimentos para o desenvolvimento de toda criança. Para isso, ter projetos que estimulem esse desenvolvimento desde o primeiro ano escolar garante acesso a uma educação de qualidade.

Pensando nisso, o projeto de leitura e escrita intitulado de “Memórias: o dia que sinto saudades”, criado na Escola de Educação Básica (EEB) Monteiro Lobato, em Mafra, na região Norte de Santa Catarina, busca incentivar os estudantes nesse processo.

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Alunos desenvolvem livro para aprimorar escrita e leitura. Foto: Divulgação Escola.

Alunos desenvolvem livro para aprimorar escrita e leitura – Foto: EEB Monteiro Lobato/Divulgação

O projeto surgiu a partir da necessidade de inserir na rotina dos alunos a leitura e escrita, que a professora Rita de Cassia Ribeiro Simões observou ao passar uma atividade no início das aulas.“Pedi que escrevessem um relato de uma memória feliz de suas vidas. Precisava analisar se havia coerência no que eles escreviam. Nesse primeiro momento escreveram poucas linhas, então decidi que deveria trabalhar mais o texto”, explica.

Para a realização do projeto, os alunos foram convidados a escrever um livro de memórias, com a autorização dos responsáveis. Existem diversas formas de incentivar a leitura e escrita dos alunos, mas a escolha da professora teve um motivo. “Gostaria de fugir das propostas dos materiais didáticos e considerar as individualidades deles.”

Dentro do processo de criação, os estudantes relataram suas histórias para a turma para se inspirarem, depois produziram textos e contaram suas histórias. A biblioteca e o bosque da escola foram usados para as atividades.

Os alunos desenvolveram na área da escrita, segundo a professora Rita, os “mecanismos linguísticos que permitem identificar o locutor e o interlocutor de um texto, a construção de significados a partir de recursos expressivos, a descrição dos locais e pessoas, a localização do leitor no tempo e no espaço da narrativa, entre outros”.

Em conjunto com a disciplina de artes, com a professora Priscila Aparecida Fernandes Schwitzki, os estudantes produziram as ilustrações dos seus livros. Em seguida, a professora Rita enviou os livros dos alunos para a gráfica.

Para lançar os livros, a escola organizou um evento para mostrar para as famílias dos alunos suas produções. “Foi muito empolgante, afinal, estavam sendo autores de um livro que ficaria na biblioteca da escola. Aprenderam muito mais que redigir um texto, através dos relatos aprenderam a respeitar a história e às famílias dos colegas, e laços de amizade e respeito foram reforçados.”

 

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