Estudar em casa pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas. Com tantas coisas para ver ou ouvir, conseguir se concentrar pode não ser uma tarefa tão simples assim. Por conta disso, existem alguns aplicativos que ajudam os estudantes a se desenvolverem melhor, criando um planejamento e rotina de estudo.
Geralmente, são aplicativos de fácil uso, que estimulam o aluno a deixar o celular de lado e focar nas atividades que tem que para fazer. Inclusive, alguns até criam desafios para que seja mais atraente o uso. Que tal conhecer alguns deles?
1. Forest
O Forest é um dos aplicativos mais simples, mas também divertido. O Forest tem como objetivo fazer o dono do celular deixar o aparelho de lado enquanto prioriza o estudo, mas com um porém: você planta uma semente virtual e a cada 30 minutos, sem olhar o celular, ela cresce e se torna uma árvore.
Agora, se você mexer no celular para visualizar alguma mensagem ou algo parecido, a planta não cresce, acaba morrendo e o processo precisa começar de novo. O objetivo do jogo é conseguir cultivar uma floresta inteira.
2. Trello
O Trello é um aplicativo de organização que você precisa para focar nos estudos. Você pode colocar todas as suas atividades e afazeres em listas, com imagens e cores, para que, a partir dali, seja criado uma rotina e você consiga finalizar seus deveres de forma rápida e organizada, sem perder a concentração.
3. Toggl
Vamos falar de tempo. O Toggl monitora os minutos e horas em cada tarefa que você realiza. O aplicativo conta com um timer que pode ser parado todas as vezes que você precisar fazer outra atividade.
E aí está o mais interessante: toda interrupção fica gravada no aplicativo, ou seja, você pode ver o que está acontecendo, qual atividade tem levado mais tempo ou menos tempo e criar um foco maior naquelas que deveriam ser importantes. Uma forma simples, mas também muito boa de fazer com que o aluno vá focar nos estudos.
4. Focus Booster
Você sabe o que é a técnica pomodoro? É dividir o tempo em blocos de 25 minutos, com intervalo de cinco minutos entre eles. Uma forma muito usada para focar nos estudos. Com o Focus Booster você cria blocos de tempos e um período de descanso em cada atividade.
Mais especificamente, no Focus Booster, a cada quatro pomodoros terminados, o descanso pode ser de 15 ou 30 minutos, o usuário quem escolhe. A ideia é que, durante os 25 minutos, a pessoa esteja focada apenas nos estudo e nada mais, e aproveite bem os cinco que lhe se dão dado.