Alunos criam pontes com palitos de picolé para estudar sólidos geométricos na prática

Proposta pedagógica para estudar sobre os sólidos geométricos é ensinar sobre a rigidez geométrica dos triângulos e a aplicação no dia a dia

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Vitória Maire

A partir da construção de pontes feitas de palitos de picolé, estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica (EEB) Fridolino Hulse, de São Martinho, aprenderam sobre sólidos geométricos. A proposta, desenvolvida pelas professoras de matemática Isabela da Rosa Selhorst e Luana Michels, em conjunto com a professora do laboratório de matemática Josiane Claudino Alves, tem como objetivo ensinar sobre a rigidez geométrica dos triângulos e sua importância no cotidiano dos estudantes.

Leia mais: Projeto prático ensina sobre sólidos geométricos de forma interativa

Alunos da EEB Fridolino Hulse assistiram sexto episódio da série “Baking impossible” para estudarem sobre Sólidos Geométricos - Foto: EEB Fridolino Hulse/Divulgação

Alunos testam a resistência da ponte feita com palitos de picolé- Foto: EEB Fridolino Hulse/Divulgação

Para efetividade da prática, os estudos foram divididos em três etapas: a primeira os alunos viram ao sexto episódio da série “Baking impossible” para compreender como os participantes construíram prédios comestíveis que resistiram a um “terremoto”. Na segunda etapa houve uma aula sobre a relação do episódio e a atividade de sólidos geométricos. Por fim, os alunos construíram uma ponte de palitos de picolé, que resistia a um peso superior a cinco quilogramas e tinha triângulos em sua estrutura.

“Houve um envolvimento espetacular dos alunos. A proposta oportunizou que as diferentes habilidades tivessem vez, alguns se identificaram mais com o projeto e outros com a execução. Houve protótipos que suportaram mais de 30 quilos. Foi incrível”, descreve a professora Josiane Claudino Alves.

Confira mais Notícias