Dia da Árvore: 5 razões para entender esta data especial

21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore no Brasil e você vai entender o objetivo e criação dessa data

Formação Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

No Brasil, 21 de setembro não é apenas um dia que antecede o começo da primavera, ele também é conhecido por ser o Dia da Árvore. Uma data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários em torno do meio ambiente. Mas você sabe como se deu início a essa data especial?

Leia mais: Dia da árvore: veja 5 atividades para trabalhar com os alunos

Criança plantando árvore junto da mãe simbolizando o Dia da Árvore

Criança plantando árvore junto da mãe simbolizando o Dia da Árvore – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Começo de uma nova estação: a primavera

Como muitos sabem, no dia 22 de setembro se dá início uma nova estação no hemisfério Sul: a primavera. Considerada por muitos a estação mais bonita do ano, ela é o momento em que a floração começa a modificar as paisagens ao redor das cidades, com muito mais cor. Além disso, o clima também é muito mais ameno, fugindo do seu antecessor, o inverno, e fazendo com que muitas pessoas prefiram mais sair de casa.

Por conta dessa mudanças nas árvores e flores é que o Dia da Árvore antecede logo seu início, pois já começa a se dar uma maior atenção para o meio ambiente. Através de inúmeros cuidados, sempre tentando o manter bonito e agradável.

Qual a importância do Dia da Árvore?

As árvores são de extrema importância na vida das pessoas. São elas que dão sombra e diminuem as temperaturas em dias de calor, dão alimentos para todos os seres vivos, capturam o gás carbônico da atmosfera, funcionando como um reservatório. Além disso, servem de casa para diversos animais, desde pássaros, que espalham sementes de frutos e comem insetos, até pequenos mamíferos, como saguis.

Elas são uma espécie de patrimônio para a sociedade e devido ao grande crescimento das cidade, tem cada vez mais sumido das grandes regiões. Por isso, o Dia da Árvore, não é só para conscientizar as pessoas, e, sim torná-las conscientes sobre questões ambientais.

Então, como fazer a diferença no Dia da Árvore?

Horta orgânica que pode ser feita em casa

Hortas orgânicas podem reduzir gastos e trazer o cultivo de alimentos mais saudáveis – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Existem diversas maneiras que você pode usar a data do Dia da Árvore para repensar atitudes e comportamentos.

  • Plantar uma muda: ache algum lugar da sua cidade que tem um espaço suficiente, escolha uma árvore nativa da sua região e plante. De uma em uma o planeta já agradece!
  • Criar uma horta orgânica: sustentável e saudável. Além de diminuir nas compras diárias e no gasto, você ganha uma alimentação mais rica em nutrientes.
  • Não jogar lixo em locais de preservação: lugares assim acabam sendo alvo fácil de resíduos, então é importante lembrar e ensinar para todos que não se deve jogar lixo ali, pois pode prejudicar a vida útil das árvores e também dos pequenos animais que ali vivem.
  • Criar projetos que não interfiram na vida das árvores: muitos projetos, seja uma casa, um prédio, um comércio, acabam sendo construídos em locais que tem uma vida saudável de árvores. Portanto, é necessário começar a pensar em fazer projetos em lugares que não interfiram, ou que sejam adaptáveis a continuar com aquela natureza ao seu redor.

Ensinar as crianças desde cedo é importante

Com todas essas ideias, é importante notar que se deve ensinar sobre os cuidados com o meio ambiente desde cedo. Nas escolas não se pode focar em ensinar sobre proteger as árvores apenas no Dia da Árvore. É necessário mostrar para todos os alunos que essa preservação, esse cuidado, deve ser feito todos os dias.

Como, por exemplo, fez a Escola de Educação Básica (EEB) Visconde do Rio Branco, de Imbituba, que levou alunos do primeiro e segundo ano para conhecer instituições ambientais e aprender de forma clara, ações sustentáveis, que ajudam o meio ambiente de diversas formas.

Eles foram até a RESAMB, empresa responsável pela reciclagem da região, e viram o trabalho do descarte de lixo. Os estudantes puderam acompanhar o processo inteiro, desde os resíduos sendo separados até chegar ao final. Aprenderam também sobre como esses materiais podem virar outras coisas e não apenas lixo.

Além da RESAMB, os alunos foram até Gaia Village, uma instituição privada de sustentabilidade. Lá, orientadores do projeto deram aulas sobre como funcionam as composteiras, captação de energia por meio de painéis solares e o cultivo de produtos orgânicos.

A ida até esses locais mostra que as escolas tem uma importância enorme no ensino sobre a preservação do meio ambiente. Alunos do primeiro e segundo ano já saíram do local sabendo muitos mais sobre conscientização e sustentabilidade.

Projetos sustentáveis devem partir da própria cidade

Adultos, jovens e crianças devem entender bem a ideia de cuidar do meio ambiente, de que o Dia da Árvore vai muito além de apenas conscientização. Mas não para só neles, é de extrema importância que os próprios governantes das cidades tenham uma percepção maior da natureza que ali preside. Por exemplo:

  • Criar ideias que enfatizem o reflorestamento: venda de mudas, entregas de mudas de árvores de forma grátis, troca por alimentos não-perecíveis. Coisas que ajudem as pessoas a que quererem plantar mais.
  • Criar mais parques verdes: com mais lugares assim, mais árvores estarão saudáveis, mais pessoas poderão aproveitar as sombras, o ar ficará mais limpo e até mais animais poderão aparecer.

Essa é importância geral do Dia da Árvore. Trazer uma conscientização e quem sabe mudanças que podem melhorar cada vez mais a natureza ao nosso redor.

Confira mais Notícias