Alunos de SC observam fenômeno raro em projeto de astronomia

Estudante conseguiu visualizar superlua em projeto pedagógico de astronomia desenvolvido na EEB Doutor Serafin Enoss Bertaso

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Nathália Melo

Alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Doutor Serafin Enoss Bertaso, de Nova Itaberaba, no Oeste de Santa Catarina, estão aprendendo sobre astronomia observando astros e fenômenos raros através do projeto pedagógico “Observando os planetas na aula de Física – de olho no céu com o professor Cesar Pagliarini”.

Estudantes envolta de um telescópio em projeto de astronomia de escola de Nova Itaberaba

Escola de Nova Itaberaba desenvolve projeto pedagógico de astronomia – Foto: EEB Dr. Serafin Enoss Bertaso/Divulgação/Educa SC

O projeto faz parte das aulas de física ministradas pelo professor Cesar Pagliarini. O educador participa de cursos e encontros de astronomia há anos e, para atrair o interesse dos estudantes para o assunto, passou a levar o telescópio à escola.

“Quando eu estudei no antigo segundo grau, a única referência sobre um planeta era que se parecia com uma estrela no céu em uma determinada região do espaço. Podemos fazer diferente, simplesmente tirando os alunos de sala de aula e levando-os para o pátio. Com isso, podemos mostrar alguns planetas e constelações, assim o aluno assimila melhor o conteúdo trabalhado”, explica o professor.

O projeto é trabalhado com todas as turmas do Ensino Médio da unidade de ensino e Cesar leva o equipamento sempre que há a possibilidade de acontecer algum evento astronômico raro. O objetivo é permitir que os estudantes possam visualizar esses fenômenos, já que aparecem com pouca frequência.

Leia mais: Você entende de sistema solar?

Maria Luisa Lucian, 17, aluna da terceira série do Ensino Médio, teve a oportunidade de contemplar um desses episódios especiais. A adolescente foi capaz de enxergar a superlua que ocorreu no dia 26 de maio. “Foi uma experiência diferente e inusitada, já que não é sempre que a gente tem a oportunidade de ter o telescópio na escola e quanto mais com a superlua”, destaca a estudante.

De acordo com o professor Cesar Pagliarini, é gratificante ver os alunos se interessarem por astronomia. “É sempre um desafio e, ao mesmo tempo, fácil. Ao observar um planeta, o aluno entende as dimensões do universo, percebendo que o que ele estudou sobre o sistema solar está visível em algumas noites”, relata.

Confira mais Notícias