Existem muitas dúvidas na hora de escolher o curso de graduação que proporcione bem estar pessoal e um caminho de sucesso dentro da área desejada. Ao projetar uma carreira, o erro mais comum é pensar em trabalhos com grande demanda no momento, ao invés de focar a atenção para as profissões do futuro.

Profissão do Futuro
Com o avanço da crescente da tecnologia, trabalhar com dados mostra-se como a principal profissão do futuro – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Graças a tecnologia e a globalização, as mudanças são muito rápidas e às vezes pode ser difícil acompanhar todas as informações. Mas ao longo dos últimos anos, algumas áreas e profissões se consolidaram como o futuro do que conhecemos hoje.

Leia mais: Primeiro emprego: tudo o que você precisa saber em 5 passos para construir em currículo

Ter conhecimento dessa tendência é o primeiro passo para contribuir para o sucesso do futuro profissional. Confira as sete áreas que vão estar em alta nos próximos anos.

1. Big Data

Com a crescente da tecnologia, os dados se multiplicam a cada dia e por conta disso o mercado necessita de profissionais que saibam usá-los da melhor forma possível. Na big data, as áreas que são aposta do futuro são de tecnologia e ciências exatas (Análise de Sistemas, Engenharia, Matemática, Estatística etc.), com capacidades da área de humanas, como Marketing e Psicologia.

2. Marketing digital

O marketing é uma profissão antiga, mas está crescendo ao longo dos anos no meio digital, já que agora quase todas as empresas estão neste meio.

3. Engenharia com foco em Agronegócio/Ambiental

Devido à alta demanda de possibilidades de recuperar os danos causados à natureza, profissionais que estudam esses dois aspectos em conjunto serão bastante requisitados. Existem diversas formações de Engenharia que trabalham com foco na produção agrícola, pecuária e ambiental, como agronomia, aquicultura, agrimensura, ambiental, florestal e de pesca.

4. Creators

Com a popularização das redes sociais, um fenômeno surgiu: os influenciadores. Esses profissionais já estão em alta e ainda devem ficar por alguns anos. Eles produzem conteúdos para internet e são os queridinhos das marcas, já que atingem um número muito alto de pessoas em pouco tempo.

5. Gestor de resíduos

Com o crescimento da população, outra coisa que cresce é o lixo. Por conta da necessidade de cuidar da natureza, destinar os resíduos de maneira correta e encontrar maneiras para diminuir os efeitos do lixo, como a reciclagem em maior escala, profissionais que saibam lidar com esses fatos serão requisitados.

Essa é uma área multidisciplinar que pode ser desempenhada por gestores ambientais, engenheiros, químicos, tecnólogos em processos ambientais e em saneamento ambiental.

6. Logística

Produzir com menor custo e ampliar o mercado é a função do profissional de logística. É uma profissão que oferece diversas áreas de atuação e possibilitará a pessoa de ter um posto estratégico dentro de qualquer empresa.

7. Desenvolvedores de softwares

O profissional especializado em desenvolvimento de software é bastante valorizado no mercado de trabalho, pois atuam na criação de novos sistemas que automatizam processos.

A tendência é que a procura por esse tipo de profissional aumente nos próximos anos para também facilitar o desenvolvimento desses mecanismos por conta própria do cliente. A criação de softwares para fazer outros softwares é uma das áreas que os especialistas mais apostam