A internet tem sido cada vez mais uma ferramenta importante e parceira para efetivação da aprendizagem. Nesse mundo virtual, é possível encontrar todo e qualquer assunto em poucos cliques – e o desafio nesse mar de informação é saber filtrar as mais relevantes.

Na imagem aparece uma câmera filmando um professor influenciador gravando aula
Professores influenciadores, ou edutubers, inovam na plataforma de vídeos com conteúdos dinâmicos e abordagem inovadora – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Com canais que bombam no YouTube de audiência e milhares de seguidores, conheça os edutubers: professores influenciadores que revolucionam a forma de ensinar e atraem a atenção de alunos de todo o Brasil com vídeos diferenciados e abordagem inovadora.

Leia mais: “Meninas na Ciência”: uma alternativa para combater a desigualdade na profissão

1.Gis com Giz Matemática

É hora de falar de matemática e uma coisa que pode ajudar nesta disciplina é giz. Calma, ninguém precisa ter um quadro negro em casa. É que a professora Gislaine Bezerra iniciou em 2020 o canal Gis com Giz Matemática, voltado, principalmente, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tudo com playlists organizadas de acordo com as várias áreas da matemática e também por séries.

Curiosidades, métodos, jogos matemáticos e até revelação de mágica tem no canal, claro, usando os números. Vale a pena, afinal, nunca é demais aprender matemática e, quando a gente entende direitinho, as tarefas da escola e da vida ficam bem mais fáceis.

2. Átila Iamarino

Sabe o Átila Iamarino?! Talvez você nunca tenha visto o canal que leva seu nome no YouTube, mas com certeza você já viu ele por aí. Átila é professor e pesquisador de biologia e ficou famoso na pandemia por ser um dos grandes conhecedores do assunto no país, já que a virologia é sua área de pesquisa.

Mas o que você talvez não saiba é que o canal dele tem muito mais do que Covid-19: ele fala sobre vários assuntos de biologia e de outras áreas científicas, sempre com bastante referência de coisas do nosso dia a dia. Tem diversos aprendizados, desde como o Google funciona até como a invenção da caneta esferográfica foi revolucionária. Um prato cheio para quem gosta de curiosidades e, especialmente, genética.

3. English in Brazil

Uma das referências do YouTube Edu no país é a professora Carina Fragozo, que começou seu canal em 2013 com seu primeiro vídeo no English in Brazil dando dicas de inglês para pessoas em vários níveis de aprendizado.

Hoje, ela tem 1,5 milhão de seguidores graças aos vídeos bem variados e interdisciplinares, ou seja, que tratam de vários assuntos além do inglês. Tem muitos convidados de outros canais, tradução de música famosa, as confusões mais comuns da língua, dicas de séries que ajudam a falar inglês e várias outras coisas. Vale a pena conferir.

Leia mais: Conheça 10 ferramentas do Google que ajudam na escola

4. Professor Noslen

Antes da próxima dica, um aviso: tome cuidado se for assistir aos vídeos com fone de ouvido. O Professor Noslen é da área de língua portuguesa e é bem conhecido entre os educadores do YouTube com seus 3,5 milhões de inscritos. E para ter tanto seguidor, além de muito esforço, é preciso carisma e isso ele tem.

O professor Noslen é aquele perfil maluco beleza que parece ligado no 220 V o tempo todo, cheio de energia e que passa toda essa empolgação para quem assiste às aulas. Mas, além disso, ele tem um jeito bem legal de ensinar, com assuntos diversos e muitas participações de outros youtubers famosos que também dão dicas de leitura – e como tem sugestão boa.