Atividades escolares que envolvem materiais recicláveis são essenciais para demonstrar na prática a importância da sustentabilidade e possibilitar que os estudantes vejam que é possível criar alternativas para evitar o desperdício e o aumento da poluição.
Leia mais: Alimentação Saudável: escola de Biguaçu cria projeto para melhorar os hábitos alimentares dos alunos
Para incentivar esse hábito, durante as aulas do componente curricular Arte e Cultura, os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola de Educação Básica (EEB) Gregório Manoel de Bem, em Laguna, realizaram uma atividade que une clássicas obras de arte com o uso de materiais recicláveis.
A professora da turma, Eleonora Rezende, estimula a sustentabilidade e a reciclagem por meio de diversos exercícios feitos na disciplina, e usou também como tema neste projeto sobre as pinturas. A tarefa propõe trabalhar o estudo e a pesquisa sobre o artista e a obra, escolhidos por cada dupla, de uma forma mais dinâmica.
Após a pesquisa, os alunos realizam a pintura, e constroem as molduras – feitas de bambu – e executam a caracterização da obra com peças recicladas. Os alunos contam que se sentiram desafiados no início por estarem saindo da zona de conforto, mas com o decorrer da atividade, conseguiram desenvolver e desfrutar da aprendizagem na prática.
“Confesso que no começo fiquei com medo que desse errado e não saísse como imaginava, porém no final me surpreendi. Durante cada etapa do processo me senti mais confiante e que daria certo, e quando o desfile aconteceu foi um sentimento de alívio e missão comprida.” conta a aluna Maria Clara Justino dos Santos.