Criciúma foi sede da 38ª Feira Catarinense de Matemática, realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Ao todo, 120 trabalhos desenvolvidos por estudantes de 117 escolas foram apresentados na feira. Dos dez trabalhos de escolas da região carbonífera, quatro eram de escolas estaduais e foram premiados na categoria destaque.
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“A Feira Catarinense de Matemática desempenhou um papel crucial na aprendizagem dos estudantes, proporcionando uma experiência valiosa para o desenvolvimento de habilidades essenciais e a promoção do interesse pela matemática. Essa iniciativa não é apenas um evento, mas uma oportunidade para o crescimento na vida escolar”, diz Ronisi Guimarães, coordenadora regional de educação (CRE) de Criciúma.
O projeto da Escola de Educação Básica (EEB) Antônio Colonetti, de Içara, foi desenvolvido em sala de aula com o objetivo de aplicar os conceitos da geometria, aproximando o aluno de uma realidade onde a matemática possa estar presente e relacioná-la a outras situações. O projeto “A matemática da mandala”, foi premiado na categoria destaque.
“A feira de matemática visa motivar os estudantes em busca de novos conhecimentos. Nosso projeto envolveu toda a escola em um trabalho coletivo. Esse tipo de evento é de suma importância para o aprendizado e engajamento de professores e alunos”, conta a professora orientadora, Ediane Pavei Fontana.
Já a Escola de Educação Básica (EEB) Abílio César Borges, de Nova Veneza, foi premiada com o projeto “Matemática no Empreendedorismo”, que apresentou um plano de negócios abrangente, com o objetivo de proporcionar uma experiência prática de como conceber, planejar e calcular aspectos matemáticos e financeiros necessários para lançar um empreendimento no mercado.
“A participação na Feira Catarinense de Matemática possibilitou às nossas alunas a oportunidade de vivenciar a apresentação do projeto de empreendedorismo tão sonhado por elas, para que no futuro, possam montar a sua própria loja de roupas, mostrando que a matemática está integrada em todas as áreas de conhecimento”, relata Alice Felisbino dos Santos, professora orientadora do projeto.
“A lenda de João e Thaínara” foi o trabalho apresentado pela Escola de Ensino Fundamental (EEF) Lucas Bez Batti, de Urussanga. O objetivo era trabalhar o sistema numérico (como agrupamentos) e enfatizar a diferença entre código e sistema de numeração, utilizando uma história virtual através da perspectiva étnico-matemática, onde foi utilizado o sistema de numeração do Povo Guarani.
A professora orientadora do projeto, Silvana Lima de Oliveira, diz que participar de eventos como esse é de fundamental importância para a comunidade escolar. “Traz visibilidade para escola, incentiva cada vez mais professores e alunos e, claro, deixam os pais muito orgulhosos. A nossa escola é uma Escola Rural com pouco mais de 100 alunos e estar entre tantas escolas de grande porte, muitas vezes centrais, e receber destaque por projetos como esse, é motivo de orgulho para todos nós e uma prova de que com vontade e perseverança é possível almejar e alcançar grandes objetivos.”
O trabalho da Escola de Educação Básica (EEB) Antonio Milanez Neto, de Criciúma, teve como objetivo o uso de jogos tecnológicos na aprendizagem matemática para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente, motivador e prático, promovendo o pensamento crítico, reforçando a compreensão dos conceitos e estimulando o interesse pela matemática. O projeto “A importância dos jogos na aprendizagem matemática”, foi premiado na categoria destaque.
“As feiras de matemática desempenham um papel fundamental na promoção da aprendizagem ativa, no estímulo ao interesse pela matemática e no desenvolvimento de habilidades cruciais nos alunos. Esses eventos contribuem para uma abordagem mais prática e significativa da matemática, preparando os estudantes para desafios futuros em suas vidas acadêmicas e profissionais”, conta a professora orientadora, Cintia Bussolo Baggio.
A Feira Catarinense de Matemática tem como objetivo promover a troca de experiências pedagógicas entre as escolas, contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade da educação em Santa Catarina. Os trabalhos, desenvolvidos por estudantes e professores, retratam o conhecimento matemático adquirido de forma dinâmica e inovadora, despertando, cada vez mais, o interesse dos estudantes pela matemática.
“A Feira Catarinense teve entre seus objetivos, despertar o interesse dos estudantes pela matemática e contribuir com a melhoria e qualidade da educação. Esperamos uma etapa Nacional para o próximo, incluindo estas quatro escolas que tiveram o merecimento de receber o Prêmio Destaque”, conclui a coordenadora de programas e projetos da coordenadoria regional de educação (CRE) de Criciúma, Dilcineia Nazário Fernandes.