Projeto Meninas na Tecnologia 2023 premia estudantes de escola de Joinville

Alunas da Escola de Educação Básica (EEB) Marli Maria de Souza, conquistaram o 3º lugar com um projeto de robô servente de mecânicos em projeto de tecnologia

Formação Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

Estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) Marli Maria de Souza, de Joinville, conquistaram o 3º lugar no projeto Meninas na Tecnologia. O projeto tem como objetivo promover o uso da tecnologia entre alunas e professoras nas escolas de Joinville, incentivando o interesse e o desenvolvimento nas áreas de ciência e tecnologia.

Leia mais: Alfabetização: 5 dicas para avançar no processo no final do ano

Projeto Robô servente de mecânicos conquistou o 3º lugar no Projeto Meninas na Tecnologia 2023- Foto: EEB Marli Maria de Souza/Divulgação/Educa SC

Orientadas pelo professor Davi Robson Silva Estevão, as estudantes Raquel Carvalho, Kesya Silveira desenvolveram um pitch de um modelo de negócios para veículos autônomos – um protótipo de robô servente de mecânicos para auxiliar com ferramentas.

“É muita emoção, mesmo com poucos recursos chegamos onde nem imaginávamos chegar. Ganhamos uma placa, de mais de um metro escrito 3º lugar, que está exposta na sala. Isso faz com que as próximas turmas olhem e pensem, “se eles chegaram tão longe, a única escola pública na final, por que nós também não podemos?”, conta Davi.

Foram cinco etapas até a fase final. Nas fases anteriores, as meninas estudaram temas como lógica, programação e robótica educacional, capacitação das equipes em impressão 3D, oficinas de tecnologia e resolução de um desafio tecnológico, além de capacitação em empreendedorismo e mentoria.

“Foi uma experiência incrível e de grande aprendizado ao longo desses meses, com professores e orientadores incríveis sempre presentes para nos ajudar nessa jornada. Junto com minha dupla, Kesya, chegamos a final e conquistamos o 3º lugar. Claro, todos almejávamos o 1º lugar, mas ainda assim, estamos extremamente gratas e honradas pela oportunidade de participar. Só temos a agradecer à UFSC por este projeto e pela incrível oportunidade proporcionada”, relata a aluna Raquel.

Na última etapa, cada equipe recebeu um kit para montar um carrinho que deveria ser programado por computador e se movimentar sobre uma linha preta, identificando e desviando de obstáculos. Por fim, as alunas deveriam apresentar uma ideia de negócio – e criaram o robô servente de mecânicos.

“A maioria dos alunos não sabem o potencial que tem. Nós professores podemos e devemos ajudá-los a explorarem essa energia em um projeto interno ou externo e formar futuros profissionais de sucesso. O professor não é somente educador, ele é um orientador para o caminho do mundo, mostrando “o caminho das pedras.” Estou muito feliz pelas meninas. Elas mereceram pois estudaram e deram o melhor de si. São muito estudiosas e dedicadas, vinham após o horário de aula para estudar assuntos que nunca tinham visto”, destaca o professor.

Essa foi a primeira edição em que o projeto recebeu trabalhos desenvolvidos por alunas do 1º e 2º anos do ensino médio, além das estudantes do ensino fundamental. A edição deste ano iniciou em abril, com 105 equipes participantes, sendo formadas por três alunas e uma orientadora, totalizando 370 alunas de escolas públicas e particulares.

“Sinto- me muito feliz de ter sido finalista, com a minha dupla Raquel, no projeto Meninas na Tecnologia, onde alcançamos terceiro lugar. Estou muito agradecida, primeiramente a Deus e também a UFSC, que nos concedeu essa oportunidade de ter essa experiência magnífica. Meu agradecimento ainda aos professores Davi e Lucas que nos auxiliaram, além da nossa mentora Laura, ao colégio Marli Maria e à todos que de uma forma ou de outra contribuíram para este desfecho final, o qual serviu de grande experiência e aprendizado para prosseguimos para um futuro melhor”, diz a estudante Kesya.

As atividades ocorreram no contraturno escolar, sob a supervisão de alunos e professores da UFSC Joinville, e com o apoio dos professores integradores de mídias da Rede Municipal de Joinville.

Conheça as equipes vencedoras

Ensino Fundamental

1º lugar: Escola Municipal Professora Laura Andrade

Equipe: Hellen da Silva Flores, Eduarda Rafaela Machado Coppetti, Alessandra Muller

Professora orientadora: Jocilene Skrypec Machado

Mentora: Carmela Georgia Tomasini (Tupy)

 

2º lugar: Escola Municipal Professora Laura Andrade

Equipe: Isabeli Moreira, Sarah Luiza de Bittencourt

Professora orientadora: Suzana Dognini

Mentora: Vanessa Colleri (INOVAPARQ/Univille)

 

3º lugar: Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara

Equipe: Kauanny Karolly dos Santos, Patrícia Filipi, Lara Sokacheski

Professora orientadora: Monica Aparecida Asquino

Mentora: Karollyne Steffane Correia (Tupy)

 

Ensino médio

1º lugar: Colégio Católica Machado de Assis

Equipe: Isabelle Vacentini, Luiza Sant’Ana da Silveira, Leticia Fagundes

Professora orientadora: Andreia Cristina Maia Viliczinski

Mentora: Elizandra Tobre (Join.Valle)

 

2º lugar: Colégio Católica Machado de Assis

Equipe: Luiza de Castro Alves, Milena Sabbanelli Kohls, Emilly Vitória Tonoli Correia

Professora orientadora: Andreia Cristina Maia Viliczinski

Mentora: Marina Furbino Martins (Tupy)

 

3º lugar: Escola de Educação Básica Marli Maria de Souza

Equipe: Raquel Martins Carvalho, Kesya Lauren Correa Silveira

Professora orientadora: Davi Robson Silva Estevão

Mentora: Laura do Amaral Mendes (Tupy)

Confira mais Notícias