Estudantes de Santa Cecília são premiados com projeto de combate ao bullying

Com projeto de combate ao bullying e à violência escolar, os alunos conquistaram o 3° lugar na VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica

Formação Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

Estudantes da 1ª série do ensino médio da EEB Irmã Irene, de Santa Cecília, conquistaram o 3° lugar na VIII Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) com projeto de combate ao bullying. A Feira aconteceu entre os dias 2 e 5 de outubro, no Parque Municipal de Eventos de Pomerode.

Estudantes e professor premiados com projeto de combate ao bullying- Foto: EEB Irmã Irene/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Professor campeão: conheça a história do professor de judô Bruno Bastos Venâncio

Os alunos, integrantes do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências na Escola (NEPRE) e orientados pelo professor Elizeu Domingos Tomasi, apresentaram o projeto “Combate e Enfrentamento ao Bullying e a Violência Escolar através da Equipe de Ajuda”.

O objetivo do projeto é compreender o bullying e a violência escolar como fenômenos sociais na busca por ações eficazes para combatê-los, tornando o espaço e tempo escolar mais acolhedor e seguro.

“O projeto da Equipe de Ajuda é uma aposta no protagonismo dos estudantes e no fato de que estes precisam ser envolvidos no combate ao bullying e partimos da premissa de que os estudantes precisam ser formados para a cultura de paz na escola, por isso considero muito importante para a escola e tenho a esperança de que a Equipe de Ajuda trará muitos benefícios para a EEB Irmã Irene, conta o orientador do projeto, professor Elizeu Domingos Tomasi.

Para o desenvolvimento do projeto, os estudantes realizaram um amplo levantamento bibliográfico sobre bullying, e propuseram criação de uma equipe de ajuda – com representantes de todas as turmas – que deveriam estar atentos a casos de bullying na escola e ajudar as vítimas sobre como e com quem buscar ajuda.

Além disso, o projeto também prevê a realização de campanhas contra o bullying. Os membros passaram por formação junto ao NEPRE para melhor acolher os estudantes. Os alunos criaram ainda um canal de denúncia de bullying via formulário direto com o NEPRE escolar.

“Para mim, a Feira foi um baita evento social! Foi incrível, seja pela culinária que eu amei, as pessoas que eu conheci, as amizades que fiz e os projetos com grande relevância que foram apresentados. Com relação a nosso projeto, acredito que tenha uma grande relevância social porque podemos ajudar tanto as pessoas introvertidas quanto as extrovertidas. Ninguém precisa passar por nenhum constrangimento, basta escanear o Paula e relatar no site o acontecido”, explica o estudante Igor Smyk de Lima.

“Foi uma grande honra participar da FEBIC, pois você está ali com pessoas do Brasil inteiro, adquirindo conhecimento e podendo aprender muitas coisas novas. Tenho certeza que esse nosso projeto contra o bullying é muito eficaz para combater não só o bullying, mas também a violência nas escolas, conta Gustavo Garcia.

Com a conquista do 3° lugar na categoria Ciências Humanas, o projeto recebeu credencial para participar da Feira Brasiliense de Tecnologia, Engenharia e Ciência (FEBRATEC), em Brasília, no ano que vem.

 

Sobre a FEBIC

A Feira Brasileira de Iniciação Científica, FEBIC, é organizada pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica e tem como objetivo promover a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, além de fortalecer o espírito inovador e empreendedor dos estudantes.

Por meio de palestras e oficinas, que reúnem empreendedorismo, sustentabilidade, conhecimento, criatividade e inovação, o evento é uma oportunidade de expandir os horizontes do conhecimento.

Nesta edição, foram apresentados mais de 280 trabalhos de pesquisas em todas as áreas do conhecimento científico, elaborados por pesquisadores de todo o Brasil, divididos em oito categorias, desde a Educação Infantil até às pós-graduações.

Confira mais Notícias