Fiquei de recuperação. E agora? 5 dicas para superar esse momento

Fim do semestre é sinal de descanso, mas também de preocupação para aqueles que não foram bem durante o ano e estão de recuperação

Formação Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Final do semestre é o momento para começar a pensar nas férias, em viagens e jogos, mas para algumas pessoas é sinônimo de outra coisa: a recuperação. Os alunos que não conseguiram atingir a média de nota durante o ano, tem agora que lidar com uma, duas ou mais provas para saber se vão para o ano seguinte.

Leia mais: 4 dicas que podem ajudar a preparar os alunos para uma semana de provas

recuperação no fim de ano

Recuperação pode ser dor de cabeça para estudantes no fim de ano – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Mas, para não aumentar a dor de cabeça, o Educa SC preparou uma lista com algumas dicas para lidar com a recuperação da melhor forma e sair de lá com notas boas.

Dessa forma, você se prepara bem, estuda o que é necessário e vai para a recuperação sabendo o suficiente para conseguir passar de ano. Vamos conferir?

Recuperação e algumas dicas

1. Converse com o professor

Se você está prestes a ir para recuperação e já está pensando na prova, vá atrás do seu professor para saber o que você precisa estudar. Veja se ele não pode te recomendar alguns conteúdos para você refazer, algo que será válido na hora do teste.

Além disso, tente tirar o máximo de dúvidas, pegue suas provas durante o ano, veja o que errou e pergunte a forma correta de fazer a questão. Dessa forma, caso a questão caia novamente na recuperação, de uma forma parecida ou totalmente igual, você vai saber responder corretamente.

2. Foco total na recuperação

É normal, principalmente no fim do ano, com a chegada do sol e calor, querer ir pra praia ou curtir um dia no parque, mas a recuperação é um processo que exige foco e disciplina.

Deixe para curtir depois e tire o seu fim de semana de viagem para estudar. Não é necessário que seja o dia todo, mas tente deixar essa vontade de descansar de lado, para que você consiga uma nota boa, passe de ano e possa relaxar de verdade.

3. Crie uma rotina para estudar

Para conseguir criar um foco nos estudos, é necessário antes de tudo criar uma rotina. Não queira estudar uma matéria toda em um ou dois dias, ainda mais se você estiver com notas baixas em diversos componentes curriculares. Para isso, crie um calendário onde você define o dia e horário dos estudos.

Dessa forma, não vai haver problema para você se concentrar, achar o assunto que precisa estudar e definir bem o que é prioridade, aprendendo aquilo que é essencial neste momento.

4. Crie grupos de estudo

Estudar sozinho pode ser bem chato, para algumas pessoas, ainda mais quando se trata da recuperação, uma prova que na maioria das vezes engloba assuntos do ano ou semestre. Para fazer do estudo um momento mais agradável, crie, junto com amigos, um grupo de estudo.

Com o grupo formado, cada um pode mostrar suas dúvidas e ajudar uns aos outros no que sabem. Troquem resumos e dicas, o importante é utilizar dessa reunião entre alunos para aumentar o conhecimento.

5. Pegue provas antigas

Provas de recuperação, na maioria dos casos, tendem a reunir assuntos que foram passados durante o ano todo. Pensando assim, tente ir atrás de provas antigas de recuperação, que mostrem o que o professor aborda ou com ele monta as questões.

Além das antigas, pegue provas suas que foram feitas durante as aulas e as refaça uma, duas, até entender o assunto e saber fazer cada questão ou responder cada pergunta da maneira correta, sem problemas.

Confira mais Notícias