4 dicas que podem ajudar a preparar os alunos para uma semana de provas

Ajustar o planejamento de ensino e orientar sobre o perfil das provas pode ajudar a aliviar a tensão e contribuir na melhora do desempenho escolar

Sala de Aula Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

A semana de provas é uma época que, para professores, exige muita dedicação e organização – tanto para planejá-las, como para preparar os estudantes para essa avaliação. Por isso que a preparação certa e atenção aos detalhes fazem toda a diferença na hora de garantir um bom desempenho da turma.

Leia mais: Semana de provas: como se preparar?

Professor na semana de provas

Ajustar o planejamento de ensino na semana de provas dos alunos é importante ara que consigam se ajustar na entrega de todos os componentes curriculares – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Pensando assim, para o educador conseguir atingir os alunos da maneira correta e fazer com que tenham melhor desempenho na avaliação, separamos quatro dicas que podem ajudar tanto o professor quanto o aluno na semana de provas escolares. Confira.

1. Sem trabalhos durante a semana de provas

Na semana de provas, os alunos estão se preparando para estudar os conteúdos da avaliação e o ideal é que esse período tenha o menor número possível de trabalhos e exercícios avaliativos, assim consegue focar melhor no seu desempenho.

E, se o calendário estiver mais apertado e tenha necessidade de fazer um trabalho escolar, confira a data do período de entrega com a semana de provas. Isso ajuda para que o aluno consiga fazer as duas coisas sem comprometer no seu resultado.

2. Faça uma boa revisão

Antes da semana de provas, organize para fazer uma semana de revisão e tire todas as dúvidas da turma. Confira as questões que os alunos apresentam mais dificuldade e explique novamente com uma outra abordagem, pode facilitar na compreensão.

Dessa forma, os alunos vão ter a liberdade para falar o que não conseguiram entender. Com uma aula de revisão, o professor consegue reforçar os assuntos da prova e tirar dúvidas pontuais da turma.

3. Crie um ambiente saudável

Desenvolver um ambiente saudável em sala de aula é mostrar para os alunos que não existe pergunta boba e que a dúvida tem importância. Construir um espaço acolhedor também e importante para a compreensão do conteúdo e, consequentemente, melhor desempenho no componente curricular.

4. Explique como funcionam as suas provas

Se você for professor nova na escola, explique para a turma como costuma ser sua metodologia de avaliação: se prefere apenas questões descritivas, um grande texto ou questões objetivas. Essa explicação pode ajudá-los na hora dos estudos.

Confira mais Notícias