Passeio histórico: estudantes de Laguna visitam barco Seival para estudar história

Alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Almirante Lamego visitaram o barco Seival em um passeio histórico

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Passear com a escola é sempre bom: os estudantes acabam conhecendo algo novo, fora do seu dia a dia, e aprendem na prática o que estudam em sala de aula. E foi isso que os alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Almirante Lamego, em Laguna, fizeram. Eles foram levados para conhecer o barco Seival e aprender um pouco sobre o passado com estudo de história na prática.

Leia mais: Alunos de Içara conhecem a Mina de visitação Octávio Fontana para estudo prático

Estudantes dentro do barco Seival durante o passeio histórico

Estudantes dentro do barco Seival durante o passeio histórico – Foto: EEB Almirante Lamego/Divulgação

A assistente de educação, Gladys dos Santos Alcântara, conta que esse passeio histórico aconteceu a partir de um evento que estava ocorrendo na cidade. “Aconteceu em nossa cidade o evento ‘A tomada de Laguna‘, que é uma apresentação teatral sobre a Revolução Farroupilha, mas especificamente onde aconteceu o encontro de Anita e Giuseppe Garibaldi”, explicou Gladys.

E para contar essa história, chegou na cidade o barco Seival. Esse, que foi construído em Camaquã, no Rio Grande do Sul, tem como objetivo promover estudos e debates acerca da história, além, é claro, de proporcionar conhecimento sobre o Movimento Farroupilha.

Conhecimento para os alunos no passeio histórico

Apesar de ser uma visita em apenas um barco, essa é uma forma incrível de ensinar sobre a história de uma forma bem diferente, de sair um pouco da sala de aula, dos livros e ouvir quem entende bem do assunto. Para os estudantes da EEB Almirante Lamego foi uma forma nova de aprender sobre o passado.

Na visita, turmas do Ensino Fundamental e Médio tiveram a oportunidade de fazer esse passeio histórico e entender como foi feita a reconstrução do barco, ver fotos antigas, materiais, equipamentos e ferramentas utilizadas na construção.

Mas não só isso, os estudantes puderam ver também balas de canhão recolhidas de dentro de construções da época da Revolução Farroupilha, uma luneta do século 19 e até a âncora do barco, que também é de antigamente.

E a escola pretende ainda desenvolver outros passeios com os estudantes, de acordo com Gladys. “Sempre há saídas de campo pelo Centro Histórico da cidade, com diversas finalidades: conhecer a história de Laguna, apresentar os casarios antigos, museus, Igreja Matriz de Santo Antônio dos Anjos, fonte da carioca, morro da Glória para conhecer a flora do local”, explica a assistente.

Confira mais Notícias