Escola de Xanxerê utiliza material reciclável para ensinar educação financeira

Os alunos produziram brinquedos com material reciclável e ainda aprenderam sobre o valor do dinheiro em atividade realizada em sala de aula

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dom Oscar Arnulfo Romero, de Xanxerê participaram de uma atividade envolvendo sustentabilidade e educação financeira. A ideia foi trabalhar com os pequenos a importância da reciclagem e também o valor do dinheiro.

Leia mais: Escolas estaduais disponibilizam cardápio diferenciado para alunos com restrições alimentares

Utilizando material reciclável, os alunos aprenderam sobre educação financeira- Foto: EEF Dom Oscar Arnulfo Romero/Divulgação/Educa SC

“Na matéria de matemática, estamos trabalhando sobre o dinheiro, o valor em centavos e em reais, sobre o troco, e como eles devem realizar o pagamento quando precisarem comprar algo no mercado ou em outro estabelecimento”, explica a professora Jéssica Oselame.

Foi então que surgiu a ideia de finalizar o conteúdo colocando em prática o que os alunos aprenderam com uma atividade diferente e divertida. “Como nas disciplinas de Ciências da Natureza e Português nós estávamos trabalhando sobre a reciclagem, surgiu a ideia de fazer uma loja de brinquedos de sucata, onde eles além de produzir o brinquedo, teriam a oportunidade de comprar – desenvolvendo a habilidade de somar, subtrair e conferir o troco – o que produziram.

A arrecadação do material necessário para a produção dos brinquedos sustentáveis foi feita pelos próprios estudantes, que trouxeram de casa tudo aquilo que teria como destino o lixo: embalagens de garrafas pet de vários tamanhos, copos de iogurte, latas, tampinhas, entre outros.

Sob a orientação da professora, as crianças produziram oito modelos de brinquedos:

  1. Vai vem, utilizando garrafa pet e barbante;
  2. Bilboquê, utilizando garrafa pet e tampinha;
  3. Porta joias, utilizando a parte de baixo garrafa pet;
  4. Pião, utilizando tampinha e palito de churrasco;
  5. Telefone sem fio, utilizando 2 copos de iogurte e barbante;
  6. Peixe mágico, utilizando garrafa pet, água e glitter;
  7. Binóculo, utilizando 2 meio de papel higiênico e barbante e
  8. Pé de lata, utilizando 2 latas do mesmo tamanho e barbante.

Foram aproximadamente 30 dias entre o tempo de arrecadação de todo o material reciclável e a confecção dos brinquedos. Após a produção dos brinquedos, a professora imprimiu uma folha representando o dinheiro, que foi entregue a todos os alunos.

Cada criança recebeu a mesma quantia, que deveria ser utilizada para comprar os brinquedos na loja fictícia montada em sala de aula. A professora foi a caixa da loja e a segunda professora, Cleusa Maria Riva, foi a vendedora.

“Os alunos estavam ansiosos para realizar a atividade da lojinha, queriam saber se poderiam levar para casa os brinquedos e na hora de fazer o pagamento, alguns conseguiram realizar com facilidade, outros tiveram dificuldade de somar o dinheiro, pois ainda estão aprendendo a adição. Mas todos identificaram os valores de cada cédula e na hora do troco, calcularam com a ajuda da professora – foi nesta hora que eles tiveram o entendimento do que era o troco da compra”, conta Jéssica.

No final da atividade, os alunos puderam brincar, interagir com os colegas e compartilhar os brinquedos sustentáveis.

 

Confira mais Notícias