Escola de Vitor Meireles incentiva a responsabilidade ambiental por meio da moda sustentável

Aliando arte, criatividade conscientização ambiental, estudantes criam vestidos e sapatos feitos de materiais recicláveis

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

Estudantes da EEB Victor Meirelles participaram de projeto que envolveu a criação de roupas e calçados, produzidos a partir de materiais que teriam como destino o lixo. A atividade, desenvolvida durante as aulas da disciplina de artes, envolveu 49 alunos dos e 9ºs anos e teve como objetivo principal enfatizar a importância da responsabilidade ambiental e do consumo consciente.

Estudantes durante o processo de produção das peças feitas com material reciclado- Foto: EEB Victor Meirelles/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Em Arroio Trinta, Museu Anima Mundi exibe animais recriados com técnica de taxidermia

“Criar vestidos recicláveis ​​em aulas de artes é uma atividade criativa e educativa que não apenas ensina aos alunos sobre arte e design, mas também promove a conscientização ambiental e a importância da reciclagem”, destaca a professora de artes Carolina Escoval.

Para a produção das peças sustentáveis, os estudantes aprenderam, primeiramente, sobre a reciclagem e sua importância para a preservação do meio ambiente. O segundo passo foi selecionar os materiais (CDs, jornais, revistas, embalagens plásticas, garrafas pet, papelão, tecidos usados, entre outros), para então iniciar o processo de criação.

Professora e aluna com algumas das produções feitas com material reciclado- Foto: EEB Victor Meirelles/Divulgação/Educa SC

A aluna Gabriéli Sipriani conta que nunca se imaginou criando um vestido, muito menos um feito de folhas de papel. “Cortamos as folhas e dobramos todas em formas triangulares. No começo, parecia que ia dar tudo errado mas, pouco a pouco, tudo foi se encaixando… assim como na fabricação do calçado, onde utilizamos madeira para o solado, corda para dar os detalhes das tiras e pintura com tinta guache amarela para dar um tom no solado. Fazer esse tipo de trabalho me fez ver como podemos transformar algo simples e que seria facilmente descartado, em uma obra de arte!”, relembra.

Sacos de lixos rasgados foram outra opção de matéria-prima utilizada no projeto. A estudante Maria Eduarda Pereira explica que os sacos de lixo que já iriam para o lixo por estarem rasgados e sem condições de uso. “Usamos tiras de sacos de lixo para ir moldando o nosso vestido, a ideia no início parecia impossível, mas no final ficamos até em choque com o resultado. O vestido ficou maravilhoso, assim como nosso chinelo, produzido com papelão e restos de couro sintético. Eu e minha equipe adoramos todo o processo, foi uma experiência única e que vai ficar marcada em nossos corações para sempre”, conta, emocionada.

A reciclagem é um tema global fundamental e muito importante para toda sociedade. O trabalho de reciclagem e sustentabilidade de materiais utilizados pelos alunos ao criar vestidos e sapatos, ajuda a aumentar a conscientização sobre os desafios ambientais, incentivando ações individuais e coletivas para proteger o meio ambiente.

Estudantes trabalhando na criação de sapato feito com material reciclável- Foto: EEB Victor Meirelles/Divulgação/Educa SC

Foram 12 aulas dedicadas ao projeto, que resultou na criação de nove vestidos e nove sapatos sustentáveis, que foram apresentados durante desfile de moda realizado na Mostra de Trabalhos da Escola, no final de agosto. Na ocasião, além do desfile, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar sobre o processo de criação e discutir o que aprenderam sobre reciclagem, sustentabilidade e arte.

“Poder presenciar a alegria dos alunos ao ver um trabalho que eles fizeram sendo admirado e elogiado por outras pessoas, pelos pais, é muito motivador. Chegar à sala de aula e ver que o aluno está empenhado, inspirado em produzir um trabalho criativo e que desperte esse olhar consciente neles, é uma das melhores coisas do mundo! E viver isso, é o que nos motiva como professores e o que nos faz acordar e lutar todos os dias pela educação”, conclui, emocionada a professora.

Confira mais Notícias