Alunos do primeiro ano do ensino fundamental da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Dom Oscar Arnulfo Romero, de Xanxerê participaram de uma atividade envolvendo sustentabilidade e educação financeira. A ideia foi trabalhar com os pequenos a importância da reciclagem e também o valor do dinheiro.
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“Na matéria de matemática, estamos trabalhando sobre o dinheiro, o valor em centavos e em reais, sobre o troco, e como eles devem realizar o pagamento quando precisarem comprar algo no mercado ou em outro estabelecimento”, explica a professora Jéssica Oselame.
Foi então que surgiu a ideia de finalizar o conteúdo colocando em prática o que os alunos aprenderam com uma atividade diferente e divertida. “Como nas disciplinas de Ciências da Natureza e Português nós estávamos trabalhando sobre a reciclagem, surgiu a ideia de fazer uma loja de brinquedos de sucata, onde eles além de produzir o brinquedo, teriam a oportunidade de comprar – desenvolvendo a habilidade de somar, subtrair e conferir o troco – o que produziram.
A arrecadação do material necessário para a produção dos brinquedos sustentáveis foi feita pelos próprios estudantes, que trouxeram de casa tudo aquilo que teria como destino o lixo: embalagens de garrafas pet de vários tamanhos, copos de iogurte, latas, tampinhas, entre outros.
Sob a orientação da professora, as crianças produziram oito modelos de brinquedos:
- Vai vem, utilizando garrafa pet e barbante;
- Bilboquê, utilizando garrafa pet e tampinha;
- Porta joias, utilizando a parte de baixo garrafa pet;
- Pião, utilizando tampinha e palito de churrasco;
- Telefone sem fio, utilizando 2 copos de iogurte e barbante;
- Peixe mágico, utilizando garrafa pet, água e glitter;
- Binóculo, utilizando 2 meio de papel higiênico e barbante e
- Pé de lata, utilizando 2 latas do mesmo tamanho e barbante.
Foram aproximadamente 30 dias entre o tempo de arrecadação de todo o material reciclável e a confecção dos brinquedos. Após a produção dos brinquedos, a professora imprimiu uma folha representando o dinheiro, que foi entregue a todos os alunos.
Cada criança recebeu a mesma quantia, que deveria ser utilizada para comprar os brinquedos na loja fictícia montada em sala de aula. A professora foi a caixa da loja e a segunda professora, Cleusa Maria Riva, foi a vendedora.
“Os alunos estavam ansiosos para realizar a atividade da lojinha, queriam saber se poderiam levar para casa os brinquedos e na hora de fazer o pagamento, alguns conseguiram realizar com facilidade, outros tiveram dificuldade de somar o dinheiro, pois ainda estão aprendendo a adição. Mas todos identificaram os valores de cada cédula e na hora do troco, calcularam com a ajuda da professora – foi nesta hora que eles tiveram o entendimento do que era o troco da compra”, conta Jéssica.
No final da atividade, os alunos puderam brincar, interagir com os colegas e compartilhar os brinquedos sustentáveis.