Dia de São Francisco de Assis: o padroeiro dos animais e da natureza

O santo da humildade, da alegria, da pobreza e do amor à natureza, São Francisco de Assis é um dos santos mais representados artisticamente

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Comemorado em 4 de outubro, o dia de São Francisco de Assis é uma homenagem a um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana. Padroeiro dos animais e da natureza, é conhecido também por ser o santo dos pobres.

São Francisco de Assis com animais na mata- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Udesc realiza atividades do Parque das Profissões em centros de Florianópolis nesta quinta-feira

Nascido em 3 de julho de 1182, na cidade de Assis, na Itália, seu nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardone. Filho de Pietro Bernadone e Pica Bourlemont, o jovem aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e esbanjando vaidade.

Quando adulto, Giovanni chegou a ser soldado e lutou na guerra que a cidade de Assis travou contra Peruggia, também na Itália. Na ocasião, foi capturado e se tornou prisioneiro de guerra por aproximadamente um ano, quando foi resgatado.

Conta a história que ele tentou regressar ao exército, mas teve um sonho que transformou a sua vida. No sonho, uma voz disse-lhe para “servir ao amor e ao Servo”. A partir daí Francisco de Assis abandonou a vida de riqueza para viver na pobreza – e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

Em um desses momentos de meditação, ele recebeu uma visão, que pedia que sua igreja fosse reconstruída. E assim o fez, atraindo um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos.

Atribui-se a ele a construção do primeiro presépio, que se tornou tão popular no Natal. Para me meditar melhor sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus.

Em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo (marcas das feridas de Jesus Cristo que aparecem no corpo de algumas pessoas).

São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226 e foi sepultado na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis, na Itália. Após dois anos da sua morte, São Francisco de Assis foi canonizado pelo Papa Gregório IX (1145-1241). Esta foi considerada uma das canonizações mais rápidas da História da Igreja.

 

Fundação da Ordem Franciscana

Seguindo o chamado de Deus, o jovem Francisco passou a viver com alegria a vida da pobreza, humildade e obediência. Para ele, viver o real sentido do Evangelho, significava abdicar de todos os confortos e seguir à risca a vida de Jesus Cristo.

Assim, escreveu a primeira regra da Ordem Franciscana e conseguiu a aprovação oral do Papa Inocêncio III, em 1209, dando origem ao ramo hoje conhecido como Frades Franciscanos Conventuais. Igualmente, receberia a jovem Clara, que seria a responsável pelo ramo feminino dos franciscanos, sob o nome de Clarissas.

Em seu caminho como peregrino de Deus, Francisco e seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, como o Egito, Chipre, Roma, Síria e outras cidades e lugares considerados sagrados.

O imenso amor de Francisco pelas “obras de Deus” – a natureza e tudo que nela está inserido – fez com que ele abrisse mão de toda a sua fortuna, dedicamdo-se, exclusivamente aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.

Confira mais Notícias