Conheça a verdadeira e curiosa história da origem do Halloween

Por trás das comemorações do Halloween, existe um povo que deu início à essa celebração

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, é comemorado hoje, dia 31 de outubro, não só no Brasil, mas em todo o mundo, sendo essa uma comemoração anual. O curioso é que cada país comemora a data de uma forma diferente.

Leia mais: O Enem tá aí: confira questões de Literatura para estudar para o exame

O Halloween é comemorado no dia 31 d outubro- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

No Brasil, a festa é marcada principalmente por crianças que se fantasiam de monstros e saem batendo à porta da vizinhança pedindo doces. Os adultos, por sua vez, muitas vezes fantasiados também, proporcionam essa alegria da distribuição de doces para os pequenos.

O significado da palavra ‘’Halloween’’ vem da junção de ‘’All Hallows’Eve’’, que significa véspera do dia de todos os santos, pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos. A origem do Halloween possui uma grande trajetória, que contamos a partir de agora.

 

Origem do Halloween

Tudo começou com os celtas, um povo politeísta que viveu muito antes do nascimento de Jesus Cristo, na região que hoje fica a Inglaterra, Escócia e Irlanda. Por ali, comemoravam o dia de Samhain no dia 31 de outubro, que marcava o fim da temporada do sol e o começo do frio – a festa tinha a duração de três dias.

Além disso, a data para o povo celta também significava a abertura do portal entre o mundo dos vivos e dos mortos. Acreditava-se que as almas dos mortos saiam à procura dos vivos, e por isso decidiram se vestir da maneira mais estranha possível, para assim não parecerem humanos e conseguirem despistar os espíritos.

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja Católica começou a condenar o evento, e por isso, a data também ficou conhecida como o ‘’Dia das Bruxas.’’ Nessa época, os curandeiros eram considerados bruxos e por serem contra os dogmas da Igreja, eram queimados na fogueira.

Na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a Igreja começou a promover alterações no calendário, o Dia de Todos os Santos era comemorado no mês de março, e agora é comemorado dia 1 de novembro, um dia após o dia do Halloween.

Uma curiosidade: o hábito de pedir doces dizendo ‘’gostosuras ou travessuras’’ veio da Irlanda, onde as crianças iam de casa em casa pedir os alimentos. A prática éa é muito comum aqui no Brasil.

 

Saiba mais sobre o povo celta que deu origem ao Halloween

 

Os celtas foram vários povos que existiram de 600 a.C a 600 d.C, surgiram a partir da evolução cultural de populações que moravam na Europa Central. O tempo foi passando e esses povos foram se espalhando por todo o continente europeu, chegando até a Ásia Menor, que é a atual Turquia.

A base da sociedade dos celtas era por meio da hierarquia, e um dos grupos que mais tinham influência eram os druidas, e por isso ficavam responsáveis pelas funções jurídicas e religiosas da tribo.

Outra característica marcante desse povo foi a forte conexão com a natureza que eles tinham, acreditavam em elementos como a transmigração do corpo e realizavam sacrifícios de humanos e de animais.

 

Filmes sobre o Halloween

Por ser um assunto bastante abordado no cinema, separamos alguns filmes que mencionam a data ou que são relacionados a ela para você se divertir nesse dia:

  • A noiva Cadáver;
  • Família Adams;
  • O Estranho Mundo de Jack;
  • Gasparzinho;
  • Convenção das Bruxas;
  • Os Fantasmas se Divertem;
  • Os Caça-Fantasmas.

 

Confira mais Notícias