Estudantes do 5º ano do ensino fundamental da EEB Fridolino Hulse, em São Martinho, foram desafiados a produzir aventais e vídeos criativos sobre o sistema digestivo. A ideia era auxiliar os alunos na memorização do conhecimento estudado em sala de aula de forma lúdica e descontraída.
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A atividade proporcionou uma experiência prática, onde as crianças puderam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o sistema digestivo, compreendendo o caminho que a comida percorre dentro do organismo. Além disso, a atividade buscou estimular a criatividade, desenvoltura e expressão corporal, oral e visual dos alunos.
“Como professora, fico muito feliz em relatar que os alunos se dedicaram intensamente e demonstraram uma incrível criatividade ao produzir os aventais e os vídeos sobre o sistema digestivo”, conta a professora Elaine Effting.
Em sala de aula os alunos realizaram um estudo prévio sobre as etapas da digestão no corpo humano, que contou com uma aula teórica sobre o sistema digestivo, suas principais partes e funções.
No laboratório de ciências da natureza, os estudantes contaram com apoio especializado para esclarecimentos mais detalhados – com a utilização de recursos visuais, como mapas do corpo humano e maquetes, para facilitar a compreensão dos alunos.
Ainda em parceria com o laboratório e para fixar o conhecimento adquirido, os alunos confeccionaram aventais com os órgãos do sistema digestivo, para melhor percepção da posição de cada órgão e para entender suas principais funções. Cada aluno fez seu avental sob orientação da professora de biologia Ewelyn Steiner.
“Na nossa escola, trabalhamos bastante no laboratório de ciências da natureza, pois acreditamos que o conhecimento se torna mais significativo na prática”, destaca Ewelyn.
Já a professora Elaine propôs que os alunos gravassem um vídeo criativo usando o avental confeccionado. Com base nas informações adquiridas, cada aluno elaborou seu próprio roteiro de vídeo, destacando as principais características da etapa do processo digestivo que estudaram, utilizando elementos lúdicos e recursos visuais.
Os vídeos foram produzidos utilizando os recursos que os alunos tinham à disposição, como câmeras de celular ou tablets. Eles foram incentivados a explorar diferentes formas de apresentação – dramatização, animações ou maquetes – para transmitir os conhecimentos adquiridos, demonstrando seu entendimento sobre o sistema digestivo.
“Em sala de aula, procuro diversificar bastante as técnicas, recursos e estratégias de expor e abordar os conteúdos e as propostas de atividades, objetivando contemplar e valorizar as múltiplas inteligências e múltiplas habilidades. E, poder contar com o dinamismo e conhecimento da professora orientadora do laboratório de ciências biológicas, é maravilhoso e enriquece bastante o aprendizado das crianças”, explica Elaine.
Todos os vídeos foram apresentados em sala de aula, momento em que os estudantes puderam discutir sobre o processo de criação das produções e os conhecimentos adquiridos sobre o sistema digestivo. De acordo com a professora Elaine, logo no início, os estudantes ficaram muito animados com a ideia de utilizar a tecnologia como ferramenta de aprendizado.
“Eles utilizaram recursos audiovisuais, efeitos especiais e narrativas envolventes para transmitir de forma única e cativante o funcionamento desse complexo sistema do corpo humano. Estou orgulhosa do empenho e talento demonstrados por cada um dos alunos”, conclui.
Abaixo, confira alguns dos vídeos produzidos pelos alunos: