O Dia do Músico, comemorado em 22 de novembro no Brasil, é uma data que celebra aqueles que transformam palavras e versos em belas melodias. A data ficou conhecida assim em homenagem à Santa Cecília, que é considerada pelos católicos a padroeira dos músicos.
Leia mais: Café Literário: professora une poesia e música para desenvolver habilidades de estudantes
Para saber um pouco mais sobre os grandes nomes no país e quem é homenageado nesta data especial, o Educa SC preparou uma lista com cinco musicistas que fizeram história na música brasileira e que marcaram as gerações. Vamos conhecer?
Músicos que marcaram o Brasil
1. Renato Russo e sua banda
Quem nunca parou em uma roda de amigos e cantou alguma música do Legião Urbana, não é mesmo? A banda, que tinha como grande compositor e cantor Renato Russo, fez sucesso logo que nasceu, em 1982. Com músicas como “Faroeste Caboclo”, “Pais e Filhos” e “Tempo Perdido”, a banda marcou sua geração e é ouvida até hoje.
Apesar de ter feito e fazer tanto sucesso, a união durou apenas 14 anos, já que em 1996 Renato acabou falecendo e os integrantes da banda, 11 dias depois do acontecido, decidiram encerrar as atividades do Legião Urbana.
2. Racionais Mc’s
Quando se fala em música no Brasil, principalmente Rap, é de extrema importância mencionar o grupo Racionais Mc’s. A banda, formada em 1988, tem como integrantes Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. O grupo já fez muita história, desde um CD entregue ao Papa Francisco até um álbum reconhecido como os 100 melhores do Brasil pela Revista Rolling Stone.
Racionais Mc’s, como muitos do cenário do Rap, mostram em suas músicas a realidade. Eles produzem um trabalho que tem como objetivo falar do lado sociopolítico do país. Suas músicas de maior sucesso, que falam sobre isso, são “Diário de um Detento”, “Jesus Chorou” e “Negro Drama.”
3. Roberto Carlos
Mais conhecido como o “Rei”, Roberto Carlos é uma figura icônica da música brasileira. Tanto que já foi considerado, pela Revista Rolling Stone Brasil, como o sexto maior artista da história da música no País. Ele deu início a sua carreira na década de 1960 e até hoje continua na ativa.
Tem na sua história vários recordes de venda de discos. “Nossa Senhora”, “Esse cara sou eu” e “Como é grande o meu amor por você” são algumas das melodias mais famosas.
4. Gal Costa
Com início da carreira em 1964, Gal Costa marcou gerações com sua bela voz. Ela, que além de cantora, era compositora e também multi-instrumentista, faleceu em novembro de 2022, mas deixou um legado para inúmeros cantores ao redor do Brasil.
Seu estilo de música era a MPB (Música Popular Brasileira). Gal chegou a ser nomeada como a sétima maior artista da história da música brasileira, pela Revista Rolling Stone Brasil, e em 2011 conquistou Prêmio Grammy Latino à Excelência Musical.
5. Caetano Veloso
Produtor, músico, arranjador e escritor. Caetano Veloso, que começou sua carreira em 1965, marcou a música brasileira por diversas razões. Além das melodias que fazia, o cantor, que viveu durante a Ditatura Militar, era um forte opositor dos comandantes, tendo algumas músicas censuradas e até banidas, e em 1968, junto de Gilberto Gil, acabou preso e teve seu cabelo raspado.
Caetano conquistou prêmios internacionais e brasileiros, fez inúmeros shows e é considerado até hoje um dos maiores cantores do país. Suas músicas mais famosas são “Você não me ensinou a te esquecer”, “Sozinho” e “O leãozinho.”