Existem diversas formas de incentivar o convívio social e o aprendizado, mas você já parou para pensar como a música pode ser uma boa aliada? Na Escola de Educação Básica Básica (EEB) Osvaldo Cruz, em Rodeio, os alunos da segunda e terceira séries do Ensino Médio têm a oportunidade de se aproximar das melodias por meio de um projeto escolar.

Leia mais: Músicas para exaltar os ouvidos

A música pode ser uma aliada no aprendizado e desenvolvimento
Alunos Escola de Educação Básica Básica Osvaldo Cruz participando da oficina de música – Foto: Rafaela Raiser Athayde

Com quatro aulas semanais, as oficinas ocorrem ao longo da semana, trabalhando a música como componente curricular em um programa de intervenção e pesquisa. São os estudantes que escolhem participar dos encontros – com temas definidos anteriormente.

Durante a oficina, há um trabalho de busca voltado à história da música, estilos, ritmos e instrumentos musicais característicos em cada canto do mundo. A iniciativa é importante para desenvolver inúmeras competências, incluindo o ato de ouvir e de interpretar a realidade. A facilidade em conversar e a empatia também podem ser desenvolvidas por meio da música.

As professoras Daiane Rosa Possolli de Boit e Rafaela Raiser Athayde são as responsáveis pelo projeto e contam que a experiência é válida para aumentar o repertório dos estudantes, evidenciando a apropriação cultural.

“A música trabalha as capacidades cognitivas e emocionais que serão colocadas em prática na escola e na sociedade quando falamos em concentração, oralidade, pensamento crítico, criatividade e expressão corporal, além de proporcionar momentos de relaxamento e lazer”, destacam as educadoras.

Com leveza e descontração, as canções são um interesse em comum entre os jovens, fator que instiga a curiosidade para saber sobre os ritmos musicais e curiosidades. Para que a música faça parte do convívio escolar, são programadas atividades e exibições para os demais alunos e pais, incluindo os festivais e fanfarras. Nesses casos, as aulas são focadas nos ensaios. A turma também auxilia na oficina de teatro e participa de passeios de estudo em museus.

A importância da música no desenvolvimento humano

Seja na ida para a escola, na volta das aulas ou durante os momentos de lazer, a música faz parte do cotidiano e pode ser uma boa aliada em muitos momentos – de alegria, emoção ou estudo. Isso acontece porque o organismo está habituado a escutar os sons e reagir de acordo com as sensações que são transmitidas.

Inconscientemente, as melodias ajudam na reflexão dos assuntos e situações do cotidiano, além de ser um mecanismo de comunicação. Por isso, as técnicas desenvolvidas com a música ajudam na compreensão da realidade. Cada tom, letra e estilo é capaz de provocar uma emoção.

São esses efeitos que criam uma conexão com outras pessoas e com a escola.“A educação associada à música enriquece o indivíduo para sua inserção integral na sociedade, procurando as habilidades que os estudantes já possuem, facilitando o desenvolvimento e contribuindo com a consciência individual sobre a forma de pensar e agir no coletivo”, mencionam as professoras.