Café Literário: professora une poesia e música para desenvolver habilidades de estudantes

A professora Franciele Fantin, do EEB Olavo Cecco Rigon, realizou atividade com foco nas habilidades dos alunos

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Quando um educador cria um projeto, ele tem que ter em mente que a atividade será proveitosa se ajudar a desenvolver as habilidades dos alunos. Esse foi o resultado observado pela professora Franciele Fantin, da Escola de Educação Básica (EEB) Olavo Cecco Rigon, após criar um café literário junto com os alunos.

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Alunos participam de café literário que ajuda nas habilidades

O café literário, desenvolvido na EEB Olavo Cecco Rigon , ajudou a desenvolver habilidades dos alunos, incluindo a oratória – Foto: Franciele Fantin

Franciele conta que o projeto teve, na sua idealização, a parceria de colegas. Mesmo assim, levou tempo para que tudo fosse feito. “Durante 40 dias trabalhei a interpretação das poesias nas aulas de língua portuguesa. Na oportunidade, desenvolvi a postura, a pronúncia e a dicção”, explica a professora.

Esse tipo de trabalho, que desenvolve as habilidades dos estudantes, sempre é bem-vindo na hora do aprendizado. Melhorar a postura, a pronúncia e a dicção é essencial para o futuro do educando. Para a professora, tudo isso foi pensado ressaltando a importância de saber como agir em público.

As habilidades na hora das apresentações

A educadora fala que durante esses 40 dias, não foram apenas as poesias que foram recitadas. “As poesias tiveram a companhia da música, onde três alunos interpretaram música com o apoio do violão”, explica ela. Uma forma de desenvolver mais de uma habilidade e os alunos conseguirem integrar dois assuntos.

O Café Literário ocorreu nos dias 17 e 18 de outubro. “Foram concentradas quatro turmas em cada dia, envolvendo, ao todo, oito turmas da primeira série do Ensino Médio, num total de 240 alunos. O ambiente foi preparado para receber os estudantes com mesas decoradas, café, chá e lanche”, explica Franciele.

Além, é claro, de recitarem as poesias, os educandos ficaram responsáveis por organizar o espaço onde seria feito o evento. Ou seja, participaram tanta das apresentações quanto do desenvolvimento da atividade, criando assim, mais uma forma de desenvolver habilidades.

Para a professora, ver todo esse envolvimento dos alunos foi realizador. “Eu me realizo vendo o envolvimento dos meus alunos, pois até os mais tímidos se revelam através da arte. É surpreendente perceber como os alunos precisam apenas de incentivo e orientação, pois são excelentes”, explicou ela.

E vendo como a atividade teve sucesso, a educadora comentou um pouco sobre o futuro desse projeto na escola. “Pensamos em desenvolver este trabalho no ano que vem novamente”, contou a docente.

Repetir uma atividade que teve sucesso entre os alunos é bom para criar uma cultura dentro da escola, incentivando projetos que desenvolvem habilidades e fazem os alunos interagirem no meio escolar.

O que é um Café Literário?

Café Literário é um tipo de atividade conhecida por muitos educadores, pois com ela, você faz os alunos saírem da sala de aula, do comum do dia a dia, e faz com que eles mostrem um pouco do que sabem, se esforcem para mostrar suas habilidades, seja através da música, poesia ou canto, por exemplo.

Tudo isso em um momento de descontração, sem a validação por nota do professor ou coisa parecida, além dos alimentos e bebidas que são trazidos para que todos consigam se divertir e apreciar esse momento tão especial.

É um tipo de projeto utilizado principalmente por educadores que estão ligados a matérias linguísticas, como língua portuguesa, já que envolve literatura, seja pela leitura de textos ou criações.

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