A Biblioteca Pública de Santa Catarina está recebendo a exposição itinerante “Mundos Encantados em Papel”, da bibliotecária Halana Baldissera. A mostra tem entrada gratuita e apresenta uma coleção diversificada de esculturas de papel, cada uma representando livros infantojuvenis com personagens que encantam gerações de leitores.
Leia mais: Atletas catarinenses são destaques nos Jogos Sul-americanos Escolares do Chile
A exposição permanece na Biblioteca até o dia 2 de fevereiro e é uma excelente opção de programa de férias. As esculturas foram produzidas com base em clássicos da literatura infantojuvenil, incluindo títulos como “Meu Pé de Laranja Lima”, “O Pequeno Príncipe” e “Chapeuzinho Vermelho”.
Além de divulgar obras literárias, a mostra tem o objetivo de despertar a curiosidade através da arte e, principalmente, incentivar o gosto pela leitura em todas as idades. E é por meio do contato com os pequenos leitores que é possível descobrir o verdadeiro encantamento que a leitura proporciona.
Inspirada nas obras literárias e suas histórias e também na curiosidade das crianças, a exposição utiliza como matéria-prima, livros que já não estavam mais em condições de uso – aqueles danificados ou destinados ao descarte – e foram transformados em obras de arte, proporcionando uma nova perspectiva sobre a sustentabilidade e a renovação.
A curadora e bibliotecária Halana Baldissera, é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem dedicado sua carreira ao mundo dos livros. Atualmente trabalha como bibliotecária na Dual International School, localizada no bairro Itacorubi em Florianópolis.