Alunos do 2º ano do novo ensino médio da escola Belermino Victor Dalla Vecchia, do município de Ponte Serrada, realizaram no dia 29 de julho a Exposição Cultural “A Ponte que Eu Amo”. O evento, que aconteceu na Associação Atlética Aimoré, fez parte das comemorações dos 65 anos de Ponte Serrada e proporcionou aos visitantes uma imersão na história do município.
Leia mais: Enem: Equilíbrio entre estudos e lazer é fundamental para o sucesso nas provas
O processo de criação do Memorial de Ponte Serrada foi iniciado a partir de um Plano de Ensino do Componente Curricular Trilha de Aprofundamento Produção Cultural desenvolvido com os alunos da segunda série do novo ensino médio. Além de um acervo de objetos, fotos e memórias que contam a história da cidade, o evento contou ainda com apresentações culturais que retratavam o início da colonização do município.
A exposição reuniu toda comunidade, professores, alunos e autoridades de Ponte Serrada e foi organizada de tal forma que os objetos expostos contavam a história do município em ordem cronológica. Por meio do rico acervo, foi possível resgatar memórias desde a fundação de Ponte Serrada até os dias atuais, dando o pontapé inicial para o lançamento do Projeto Memorial de Ponte Serrada.
Segundo a professora e coordenadora do projeto, Mariza Lopes Pimentel, a exposição foi uma grande oportunidade para demonstrar o protagonismo, criatividade e a competência dos alunos. “Nossos alunos desempenharam com maestria todos os desafios propostos, inclusive abdicando das férias escolares para se dedicarem a este momento”, destaca.
A exposição demonstra a importância da educação e da valorização do patrimônio cultural da cidade. Museus e Memoriais representam locais de conexão entre passado, presente e futuro, e é por isso que, após a exposição, todo o acervo foi levado para uma sede própria, que vai abrigar o Memorial de Ponte Serrada, e em breve estará aberta para visitação.