Escola de Chapecó promove manhã de leitura de clássicos da literatura brasileira

O Café Literário da escola Profª Valesca C. R. Parizotto reuniu estudantes para troca de conhecimentos sobre livros da literatura clássica brasileira

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola de Educação Básica (EEB) Profª Valesca C. R. Parizotto, de Chapecó, realizaram no dia 6 de dezembro, o 1º Café Literário do Valesca. A ideia partiu da professora de Língua Portuguesa e Literatura, Juliana Rabaioli, que decidiu transformar a atividade – que já fazia parte do plano de ensino da sua disciplina – em um momento para partilhar conhecimento.

Leia mais: Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 75 anos

1º Café Literário do Valesca reuniu clássicos da literatura brasileira- Foto: EEB) Valesca Parizotto/ Divulgação/Educa SC

“Eu iniciei o projeto há um mês, quando levei para sala de aula dez livros da literatura clássica brasileira, que envolviam, em sua maioria, o realismo e o romantismo. Nós estudamos as obras, realizamos a leitura em sala de aula, entre outras atividades. Foi aí que surgiu a ideia de compartilhar todo esse aprendizado com outros colegas, por meio de um café literário”, relembra a professora.

Para realizar o café literário, os estudantes organizaram a biblioteca da escola, decoraram o ambiente de acordo com os temas que seriam abordados no encontro. Entre os livros estudados, estavam obras como “O Cortiço”, “Memórias de um Sargento de Milícias”, “A causa Secreta”, “O Enfermeiro” e “O Ateneu”.

O café literário contou com a participação de estudantes do nono ano – como forma de boas-vindas, já que no próximo ano eles ingressarão no ensino médio. Durante o encontro, os estudantes compartilharam as histórias das 10 obras estudadas em sala de aula.

“Foi um projeto maravilhoso porque agregou muito para o desenvolvimento dos alunos. Consegui observar a evolução desses alunos quanto a fala em público, quanto o desenvolvimento da oralidade, da sequência lógica das frases e o mais importante, o amor pela literatura!”, conta Juliana.

Atividades como essa possibilitam aos alunos expandir suas capacidade de expressão – por meio da leitura em voz alta – além de incentivar e estimular o prazer e o interesse pelos diferentes tipos de texto. A possibilidade de interagir com outros colegas, a troca de conhecimento, a criatividade e comunicação fazem do café literário uma importante estratégia para o aperfeiçoamento do ensino.

Confira mais Notícias