O uso de tabuleiros de xadrez pode ser uma ótima estratégia na sala de aula, principalmente na disciplina de matemática. Além de estimular os dois lados do cérebro, a prática também contribui na capacidade de resolução de problemas e pode aumentar o QI do jogador. E é isso que os alunos da Escola de Ensino Médio (EEM) Almirante Lamego, de Laguna, estão vivenciando na prática.
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Ao perceber que apenas uma pequena parcela dos alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio sabiam jogar xadrez, o professor de matemática (e fã do jogo), Rodrigo Becker de Medeiro, buscou apresentar aos alunos essa prática que une diversão e também benefícios que refletem na sala de aula.
A construção dos tabuleiros de xadrez veio da necessidade de renovar os itens que estavam disponíveis na escola. Com peças sobrando e falta de tabuleiros, o professor teve a ideia de unir essa demanda com a sustentabilidade. Para isso, usaram os materiais recicláveis disponíveis na unidade, como o papelão.
No processo da fabricação dos tabuleiros de xadrez, os alunos utilizaram os conceitos de geometria, como áreas das figuras planas, e também aplicaram os ensinamentos das aulas de artes, com a mistura de tintas para criar novos tons e novas cores.
Para o professor de matemática, trabalhar atividades manuais na sala de aula melhora a aprendizagem dos estudantes. “Elas (as atividades) ajudam bastante na concentração dos alunos na parte teórica, se já foi aplicado manualmente os alunos têm um pouco de familiarização com o tema.”, explica Rodrigo.