A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entrou pela primeira vez no QS World University, lista organizada pela QS Top Universities, que foi divulgada no início do mês de junho. O ranking destaca as 1.422 melhores universidades pelo mundo e a universidade catarinense se classificou na faixa entre 1.201 e 1.400.

Leia mais: Alunos criam bioplástico em experimento químico sustentável

Udesc ficou entre as 1.201 e 1.400 melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Ranking
Udesc ficou entre as 1.201 e 1.400 melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Ranking – Foto: Reprodução/Udesc

No total, 35 instituições brasileiras estão presentes no ranking – e duas delas são catarinenses. A classificação é feita com base em seis indicadores, como a reputação acadêmica e no mercado de trabalho doméstico e internacional, proporção entre professores e alunos, citações de pesquisa e número de estudantes estrangeiros.

A QS Top Universities possui um dos rankings mais renomados e consultados no mundo, assim como o da Times Higher Education (THE), que também já descatou a Udesc em quatro outras listas: melhores universidades do mundo, melhores da América Latina, melhores países de economias emergentes e melhores instituições com 50 a 75 anos de existência.

Outros destaques da Udesc

Para o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, as ações da universidade contribuem na conquista do título “A Udesc vem ganhando destaque crescente nos principais rankings nacionais e internacionais de instituições de ensino superior e também na lista dos órgãos que mais produzem pesquisa. Isso reforça as ações da universidade para se tornar referência em um número maior de áreas”, destaca.

Além de rankings internacionais, a instituição também ganhou evidência em listas nacionais, como o ranking da Universidade de São Paulo (USP), como uma das 50 instituições brasileiras que mais produzem ciência. A Udesc também foi considerada a universidade mais empreendedora de Santa Catarina, na competição promovida pela Rede Catarinense dos Centros de Inovação.

Ainda neste mês de junho, a Udesc venceu o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2021, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Também neste ano, no mês de maio, na lista dos 30 mil cientistas mais influentes da América Latina, divulgada pelo AD Scientific Index 2022, os 50 dos pesquisadores classificados eram da Udesc.

A Udesc possui 12 centros de ensino em nove cidades catarinenses (Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul), e oferece 54 cursos de graduação presenciais e cursos cursos à distância.