Habilidades socioemocionais são um conjunto de capacidades que envolvem o lado emocional e psicológico dos indivíduos. Com o Novo Ensino Médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas competências deverão ganhar um espaço no currículo dos estudantes.
Veja dicas sobre como trabalhar as habilidades socioemocionais na escola:
Crie projetos interdisciplinares
Cada aluno é um indivíduo único e tem suas características especiais: alguns tem mais facilidade com matemática; outros com linguagens, ciências humanas ou naturais. Criar projetos interdisciplinares estimula a participação e evita a exclusão, pois cada um pode exercitar a habilidade que possui mais afinidade.
Leia mais: Olimpíadas Científicas: por que incentivar os alunos?
Incentive o trabalho em equipe
É na escola que os alunos desenvolvem habilidades que mais tarde serão necessárias para a vida adulta: a capacidade de trabalhar em equipe é uma delas. Você pode incentivar essa aptidão dividindo os estudantes em grupos durante uma atividade. Dessa forma, você irá estimular a colaboração entre os estudantes.
Aposte em brincadeiras
Muitas pessoas acreditam que brincar não tem nenhuma relação com o aprendizado, mas reservar um tempo para brincadeiras pode trazer muitos benefícios na educação de crianças: o momento lúdico ajuda na descontração, estimula a curiosidade e a criatividade nos alunos. É durante esta atividade tranquila que os estudantes expressão suas emoções, desenvolvem vínculos e fazem amizade.
Leia mais: Podcast: como utilizar na educação?
Invista na sustentabilidade
Experimente envolver os alunos em ações sustentáveis. Você pode criar uma horta com os estudantes, elaborar projetos para incentivar a reciclagem ou criar um sistema para reaproveitar a água da chuva. Dessa forma, você irá desenvolver a consciência social e ambiental nos estudantes.
Use a tecnologia como recurso
A internet é uma ferramenta que oferece infinitas possibilidades ao educador para trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos. A utilização da tecnologia na educação estimula o pensamento lógico, a inovação e a habilidade de solucionar problemas nos estudantes.