As Olimpíadas Científicas, também conhecidas como Olimpíadas de Conhecimento, são competições realizadas todos os anos com o objetivo de testar as habilidades de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os principais assuntos abordados nesses torneios são matemática, física, biologia, português, história, filosofia, química e robótica.

Estudantes em sala de aula fazendo prova de Olimpíada Científica
Participar de Olimpíadas Científicas pode ajudar estudantes a conseguir bolsas de estudos no exterior – Foto: iStock/Divulgação Educa SC

Participar desses campeonatos pode ser uma ótima experiência para os estudantes, veja algumas vantagens e saiba como você, professor, pode incentivar seus alunos a competir.

Amplia o conhecimento

Participar de Olimpíadas Científicas pode ser um ótimo método para ampliar o conhecimento dos estudantes, pois nessas competições os alunos acabam entrando em contato com diversas áreas do conhecimento, como ciências e tecnologia, e descobrindo novos conteúdos. Dessa forma, muitos alunos conseguem aumentar suas notas e obtém um melhor rendimento escolar.

Leia Mais: Saiba como melhorar o seu desempenho escolar em 8 passos

Auxilia na escolha profissional

Muitos jovens têm dificuldades na hora de escolher a profissão que querem seguir no futuro, essa dúvida fica ainda mais difícil quando chega a época do vestibular. Participar de Olimpíadas Científicas pode ajudar a passar por essa fase da vida sem grandes sofrimentos.

Nessas competições, os estudantes têm a oportunidade de conhecer e explorar várias áreas do conhecimento e se aprofundar naquela que se identificam, ficando mais fácil escolher qual caminho seguir na hora de realizar a inscrição do vestibular.

Abrem portas

Estudantes que obtém um bom resultado em Olimpíadas Científicas têm mais chances de conseguirem bolsas para estudar em universidades de grande prestígio no exterior, como Harvard, Oxford, Stanford, MIT, entre outras. Algumas dessas instituições prezam muito por esses torneios e concedem bolsas a alunos para representar o Brasil em competições.

Preparam para o vestibular

Ao chegar nos anos finais do Ensino Médio, alguns alunos podem ficar muito preocupados com o vestibular, afinal, é um momento importante e decisivo para todos os estudantes que desejam ingressar em uma faculdade.

Participar de Olimpíadas Científicas pode ajudar na preparação dos estudantes, pois nessas competições os alunos criam o hábito de resolver questões em um determinado limite de tempo, assim como nos vestibulares.

Leia Mais: 3 aplicativos para ajudar nos estudos

Como incentivar?

Muitos alunos não participam de Olimpíadas Científicas porque desconhecem seus benefícios e é aí que entra a atuação do professor! Converse com seus alunos e explique as vantagens de competir e testar suas habilidades.

Identifique os estudantes que têm mais facilidade com determinadas disciplinas, como matemática, por exemplo, e apresente a eles as oportunidades que eles podem conseguir ao se inscrever nesses concursos.