O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é a prova mais importante para estudantes que desejam ingressar no ensino superior no Brasil. Desde sua primeira aplicação, em 1998, o Enem passou por algumas mudanças e se tornou o principal meio de entrada na faculdade dos sonhos de muitos alunos.

Candidata preenchendo prova do Enem
Enem é principal meio de entrada para ensino superior no Brasil – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

A nota do Enem pode ser utilizada para ingresso em instituições públicas ou privadas por meio de bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota do Enem também é aceita em mais de 30 universidades portuguesas.

Leia mais: Música para estudar: como melhorar a concentração nos estudos

Em 2021, diferente do ano passado, as provas digitais e impressas serão realizadas no mesmo dia, em 21 e 28 de novembro. No primeiro dia de Enem, a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação começa às 13h30 e termina às 19h.

Já no segundo dia de prova do Enem, a prova de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias começa às 13h30 e tem trinta minutos a menos, terminando às 18h30. Cada caderno possui 90 questões (45 questões para cada área do conhecimento).

Com a data das avaliações chegando cada vez mais perto é normal bater aquela ansiedade, mas fique tranquilo: abaixo listamos algumas dicas para você ir se preparando nesta reta final. Confira:

O que estudar?

Faltando apenas 13 semanas para a primeira prova do Enem, você deve estar se perguntando: será que ainda dá tempo de estudar? E a resposta é sim, porém, como agora restam poucas semanas, você precisa se organizar e seguir um bom planejamento.

Por isso, durante este tempo, é importante ser direto e focar nos conteúdos que, geralmente, são mais cobrados e aparecem nas provas todos os anos. Uma dica de como fazer isso é resolvendo questões que já caíram em provas anteriores.

De olho na redação

A redação é, sem dúvidas, a prova mais temida por grande parte dos candidatos que vão fazer o Enem e há uma boa razão para isso: a prova vale mil pontos e possui critérios de avaliação muito específicos que podem eliminar o participante.

Por isso é muito importante conhecer esses critérios. E uma dica para mandar bem na prova é ler a Cartilha do Participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia mais: Estudante catarinense vence prêmio nacional de redação

A Cartilha da Redação, como também é conhecida, é publicada todos os anos e serve para orientar os estudantes sobre as competências exigidas na prova de redação. Além disso, no documento também é possível encontrar exemplos de redações que tiraram a nota máxima nos anos anteriores.

E se você quer mandar bem e tirar nota máxima na redação, uma dica valiosa é: leia esses textos com muita atenção à argumentação utilizada pelos candidatos nota mil.

Aprenda a administrar o seu tempo

Durante a prova do Enem, o tempo é um inimigo silencioso, por isso, para se dar bem na prova e ser aprovado na faculdade dos sonhos, é importante saber como administrá-lo.

Os candidatos têm três minutos para resolver cada questão, o que parece quase impossível quando recebe a prova e se depara com aquelas questões com textos gigantes e várias alternativas. Porém é possível responder todas as perguntas dentro do limite do tempo e mandar bem no resultado.

Uma dica para superar esse obstáculo com tranquilidade é simples: treino. Em casa, tente resolver as questões usando um cronômetro, repita essa atividade até conseguir resolver as questões dentro do tempo limite. Lembre-se: treino leva a perfeição!

Tire um tempo para descansar

A prova do Enem exige um nível de atenção muito alto, por isso para ir bem na prova a mente precisa estar relaxada. Conhecida por exigir um nível de concentração muito alto, para ir bem no exame e alcançar a pontuação desejada é preciso estar com a mente descansada.

Leia mais: Saiba como melhorar o seu desempenho escolar em 8 passos

Uma dica é fazer uma pausa nos estudos e tirar um tempo para si mesmo. Separe um momento do seu dia para descontrair, ler um livro, assistir a um filme ou série, bater um papo com os amigos, brincar com o bichinho de estimação ou qualquer outra atividade descontraída.

Fique ligado nas atualidades

Os conteúdos que caem na prova do Enem têm a ver com assuntos comuns do cotidiano, por isso, para mandar bem na prova e garantir a sua vaga na faculdade é importante manter-se bem informado.

Na internet há muitos jornais, revistas, podcasts, canais do YouTube e redes sociais que podem ajudar você a se manter atualizado nos mais diversos assuntos do dia a dia. Descubra qual é o melhor meio para você, mas tome muito cuidado na hora de buscar informação: procure sempre por informações em veículos de comunicação de credibilidade e fuja das fake News (notícias falsas).

Saia de casa preparado

Os portões dos locais de prova do Enem abrem às 12h e fecham 13h, procure sair de casa com uma hora de antecedência, assim você evita o trânsito e não corre o risco de chegar atrasado.

Outra dica valiosa é deixar tudo que você irá levar para fazer a prova organizado no dia anterior, assim você terá em mãos tudo que precisa: caneta esferográfica preta feita de material transparente, documento de identidade com foto e máscara facial para proteção contra a Covid-19. Seguindo todas essas dicas você fará uma boa prova!