Atenção participantes do Enem! Os gabaritos oficiais da prova já estão disponíveis, tanto da versão impressa quanto a digital. O Inep, na última quarta-feira (1), divulgou os documentos que permitem a soma do número total de acertos em cada área do conhecimento. Porém, o resultado com a nota final só sai no dia 11 de fevereiro.

Enem
O Enem é a prova mais importante para a entrada nas Universidades do país – Foto: iStock/ Divulgação/ Educa SC

Leia mais: Vestibular 2022: saiba como funciona a prova da UFSC

Como muitos participantes já imaginavam, a questão 157 da prova rosa foi anulada. O item apareceu na prova azul como questão 138, como 155 da prova cinza e 178 das provas amarela, laranja e verde.

Esta é a 8ª questão do Enem anulada desde 2009 e trazia os 15 times vencedores da Copa do Brasil até o ano de 2018. A partir desses dados, o candidato deveria fazer um arranjo para organizar um painel com placas. Contudo, a proposição não apresentava resposta correta entre as opções.

Leia mais: Fuvest 2022: tudo o que você precisa saber sobre a prova

“ Isso acontece porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade e, ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item”, divulgou o Inep em nota.

E aí? Já verificou quantos pontos acertou? O resultado final, de verdade, você só conseguirá ver no dia 11 de fevereiro. Por conta do TRI, casos de alunos que acertaram o mesmo número de questões e terminaram com notas diferentes, são frequentes.