Habilidades socioemocionais são um conjunto de capacidades que envolvem o lado emocional e psicológico dos indivíduos. Com o Novo Ensino Médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essas competências deverão ganhar um espaço no currículo dos estudantes.

Alunos felizes em sala de aula
Projetos interdisciplinares na escola desenvolvem habilidades socioemocionais nos estudantes – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Veja dicas sobre como trabalhar as habilidades socioemocionais na escola:

Crie projetos interdisciplinares

Cada aluno é um indivíduo único e tem suas características especiais: alguns tem mais facilidade com matemática; outros com linguagens, ciências humanas ou naturais. Criar projetos interdisciplinares estimula a participação e evita a exclusão, pois cada um pode exercitar a habilidade que possui mais afinidade.

Leia mais: Olimpíadas Científicas: por que incentivar os alunos?

Incentive o trabalho em equipe

É na escola que os alunos desenvolvem habilidades que mais tarde serão necessárias para a vida adulta: a capacidade de trabalhar em equipe é uma delas. Você pode incentivar essa aptidão dividindo os estudantes em grupos durante uma atividade. Dessa forma, você irá estimular a colaboração entre os estudantes.

Aposte em brincadeiras

Muitas pessoas acreditam que brincar não tem nenhuma relação com o aprendizado, mas reservar um tempo para brincadeiras pode trazer muitos benefícios na educação de crianças: o momento lúdico ajuda na descontração, estimula a curiosidade e a criatividade nos alunos. É durante esta atividade tranquila que os estudantes expressão suas emoções, desenvolvem vínculos e fazem amizade.

Leia mais: Podcast: como utilizar na educação?

Invista na sustentabilidade

Experimente envolver os alunos em ações sustentáveis. Você pode criar uma horta com os estudantes, elaborar projetos para incentivar a reciclagem ou criar um sistema para reaproveitar a água da chuva. Dessa forma, você irá desenvolver a consciência social e ambiental nos estudantes.

Use a tecnologia como recurso

A internet é uma ferramenta que oferece infinitas possibilidades ao educador para trabalhar as habilidades socioemocionais dos alunos. A utilização da tecnologia na educação estimula o pensamento lógico, a inovação e a habilidade de solucionar problemas nos estudantes.