Escrever bem é uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos através da prática. Em Balneário Gaivota, no Litoral Sul do estado, alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica (EEB) Praia da Gaivota estão aprendendo a exercitar a escrita em uma atividade pedagógica na aula de Língua Portuguesa.
Leia mais: Saiba o que é educação antirracista e veja 4 dicas para aplicar nas escolas
A atividade desenvolvida pelos alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental e orientada pela professora de Língua Portuguesa, Carolina Carredore, consiste na produção de um blogue de notícias com assuntos variados sobre a comunidade escolar e o município de Balneário Gaivota.
O blogue chamado Estadual Notícias conta com diversas editorias voltadas para as áreas de esportes, moda e beleza, meio ambiente, entrevistas, charge e tirinhas, tecnologia e notícias em geral. Os textos publicados no portal são totalmente produzidos pelos estudantes e corrigidos e editados pela professora.
De acordo com Carolina, a ideia de criar o site surgiu no início do ano letivo de 2021, quando a educadora começou a trabalhar o gênero textual jornalístico em sala de aula.
“Percebi que precisava criar algo que pudesse envolver tecnologia e chamasse a atenção dos alunos, então pensamos em algo em que os alunos fossem protagonistas do aprendizado, que pudessem despertar a cidadania”, explica a educadora, que possui formação em jornalismo e utiliza sua experiência como jornalista para repassar esse conhecimento aos estudantes.
Segundo a professora, a turma é dividida em grupos e cada um é responsável por uma editoria. O blogue possui um editor, um coordenador, um fotógrafo e repórteres, todas as funções são desempenhadas pelos alunos que aprendem sobre os mais variados gêneros jornalísticos na prática.
Atividade desperta interesse pela escrita
Expressar-se através da escrita, muitas vezes, é uma dificuldade enfrentada pelos jovens. É o caso do aluno Gabriel Souza Costa, 14, do nono ano do Ensino Fundamental, que não tinha o hábito de escrever, porém a atividade na aula de Língua Portuguesa despertou o interesse do estudante.
“Está sendo algo bem novo, mas emocionante por ser uma novidade. Eu nunca havia escrito algo e tive a oportunidade de escrever e ainda mais sobre um tópico de meu interesse.”
O jovem, que desempenha a função de editor ajudando a professora a corrigir os textos para serem publicados, escreveu um artigo de opinião sobre homofobia. O assunto chamou a atenção do estudante por conta da discriminação sofrida por pessoas homossexuais. “É um assunto que atualmente já recebe bastante atenção, mas mesmo assim as pessoas ainda discriminam”, explica.
A atividade, além de estimular os estudantes a se expressarem através da escrita, também serviu para motivar os jovens no retorno presencial às aulas, que voltaram desmotivados após vários meses de ensino remoto.
Rafaela da Silva de Amorim, 13, aluna do oitavo ano do Ensino Fundamental, responsável pela editoria de moda e beleza, conta que percebeu mudança no comportamento dos colegas com os estudos por conta do projeto.
“Estou achando essa atividade muito legal porque sempre gostei muito dessa área sobre jornalismo, então achei uma ideia bem interessante e também pessoas que não se interessavam muito em estudar estão começando a se interessar pelos estudos”, relata a adolescente.
Ana Davina Lummertz, gestora da unidade e apoiadora do projeto, afirma que os resultados para a unidade de ensino são positivos. “Observamos uma maior interação dos alunos nas atividades escolares, um interesse em criar as próprias pautas e expor os problemas da comunidade em que estão inseridos, em busca de soluções. É por meio da divulgação das notícias que os alunos sentem-se ouvidos”, ressalta.
Blogue é sucesso na comunidade
O projeto que começou tímido agora conta com grande visibilidade e é um sucesso em toda Santa Catarina. De acordo com a professora Carolina Carredore, o blogue foi muito bem recebido pela comunidade escolar e pelo município de Balneário Gaivota.
“Fomos muito recebidos não só na comunidade escolar, como também na comunidade de Balneário Gaivota. A cidade já conhece o nosso trabalho e até enviam sugestões de pautas. Na escola faz muito sucesso, pois publicamos matérias contando também a vida de quem faz a escola, como professores, merendeiras, alunos, além de publicar os trabalhos escolares de outras turmas”, conta a educadora.