O contato com os animais pode ser muito benéfico para as pessoas, principalmente para as crianças, fortalecendo o desempenho cognitivo e o desenvolvimento emocional. Essa aproximação não se limitam apenas aos pets de companhia, mas também incluem animais de grande porte, como os cavalos. Os alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Visconde do Rio Branco, de Imbituba, tiveram a oportunidade de viver essa experiência.
Leia mais: Alunos transformam sala de aula em cozinha literária durante atividade lúdica
Durante as aulas de trilha de aprofundamento em Produção Cultural, os alunos do Novo Ensino Médio se dividiram em equipes e apresentaram propostas de atividades inovadoras para fazer na escola. Foi, então, que a ideia de visitar o Centro de Treinamento Manto Seco, em Paulo Lopes, foi citada. Uma das idealizadoras da sugestão, Letícia Goulart, é filha do proprietário do CT. Com a sugestão aprovada, os alunos do quarto ano foram selecionados para participar do projeto.
A saída de campo foi guiada pelos proprietários do local e as próprias alunas organizaram o projeto e explicaram o funcionamento do local – incluindo os cuidados dos animais, os materiais utilizados e a história do Manto Seco.
A experiência proporcionou o primeiro contato com os cavalos para alunos que nunca haviam tocado em um desses de verdade. “Os alunos gostaram muito de conhecer os hábitos de vida dos cavalos e poder encostar nos animais foi outra parte muito emocionante para as crianças, gerando reações diversas como surpresa, medo, alegria e confiança”, destaca o professor Eduardo Baptista, um dos responsáveis pela visita.
Além da interação, os estudantes participaram de uma roda de conversa, em que puderam tirar suas dúvidas e curiosidades. Após as atividades, aconteceu um piquenique com as crianças. O projeto repercutiu na escola e despertou o interesse nos estudantes, que também desejam participar da iniciativa.
Benefícios da interação dos alunos com os cavalos
Além de proporcionar um momento de lazer e diversão para os alunos, o contato com os animais apresentou melhorias que irão refletir na sala de aula e na aprendizagem das crianças. Veja os aspectos positivos que a interação com os cavalos trabalhou nos estudantes:
- Coragem: ao sair da zona de conforto, as crianças enfrentaram o medo dos cavalos e puderam interagir com os animais.
- Cooperação: ao verem que alguns dos alunos demonstravam insegurança, outros colegas fizeram o possível para os acalmá-los e auxiliá-lo.
- Observação: participando da roda de conversa e ficando atentos aos detalhes do funcionamento do CT, os alunos aprenderam mais sobre o ambiente e os animais.
- Curiosidade: estar em um ambiente novo instigou a curiosidade das crianças, que ficaram animadas para aprender sobre os hábitos de vida dos animais.
- Conhecimento: entender sobre os animais também ampliou o entendimento das crianças sobre a região rural, que faz parte do município onde residem.