Educação ambiental: escola ensina sobre a Baleia Franca com estudo prático da espécie
EEB de Laguna vira palco para conscientizar alunos e professores sobre o meio ambiente por meio da Rota da Baleia Franca
No sul de Santa Catarina, especialmente na cidade de Laguna, as Baleias Francas são responsáveis por um lindo espetáculo todos os anos. Até novembro, a rota da Baleia Franca está aberta no município atraindo turistas de várias localidades do estado. Porém, com a responsabilidade de ser um espaço seguro para esses animais se reproduzirem, a conscientização da população precisa ser frequente.

É pensando neste objetivo que o Projeto Franca Austral (ProFranca) criou uma iniciativa que irá impactar o futuro da cidade por meio de adolescentes da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Marta, localizada no morro do Farol de Santa Marta.
Leia mais: Antonieta de Barros: na luta pela educação e direitos de raça e gênero
Por ser próxima aos mirantes de observação, a escola possui uma localização privilegiada. “Esse projeto é importantíssimo de ser trabalhado em nossa instituição, é enriquecedor a toda comunidade escolar. A espécie de baleia é costeira, o que nos facilita ainda mais a visualização através do morro do Farol de Santa Marta”, conta Kathya Silveira Sirydakis, diretora da unidade.
Compartilhando o mesmo espaço
No Novo Ensino Médio, o Projeto Escola Franca integrou-se perfeitamente com o currículo relacionado à Educação Ambiental, permeando diferentes disciplinas. Trazendo para a escola questões do dia a dia dos alunos, como a pesca artesanal e profissional, a iniciativa despertou o interesse da comunidade escolar. Andrey do Carmo Laureano, estudante do 1° ano do Ensino Médio, foi uma dessas pessoas.
“Participar do Projeto Escola Franca foi muito diferente do que estamos acostumados., já que me fez enxergar a baleia de outra forma. Moramos em um dos principais pontos da Rota da Baleia Franca e, vemos tanto elas, nunca demos importância”, confessa o aluno.
Andrey aprendeu muito com a palestra que ele e seus colegas participaram, tanto sobre a importância dos animais na economia de Santa Catarina, quanto na biodiversidade do planeta. O Escola Franca torna-se ainda mais fascinante, instigador e familiar, justamente por esta proximidade de vida e espaço.
“O Projeto nos permitiu ter o prazer de desfrutar das maravilhosas praias do nosso litoral Sul de forma mais ampla. A grande importância da conscientização de ações de preservação e respeito à vida marinha também reside aí, pois conseguimos dividir o espaço com elas sem prejuízo ao meio ambiente”, acrescenta a diretora que viu no Projeto a chance de transformar seus alunos em seres humanos melhores.
Realidade de conscientização
A responsabilidade na implementação da educação ambiental, valorização e construção de um ambiente sustentável já são temáticas recorrentes na EEB Santa Marta, pois além da Baleia Franca, outro animal que participa do dia a dia dos moradores de Laguna é o boto pescador, uma das maiores riquezas locais.

Para João Augusto Schmitz, 16, o projeto, além de impactar a maneira com que ele enxerga a natureza, irá incentivar os residentes da sua cidade a cuidar com mais carinho do animal pertencente à sua rotina.
Leia mais: Projeto de Inglês dá aula de solidariedade e empatia em Garopaba
“ Infelizmente, ainda acontecem diversos eventos trágicos, como animais presos em redes de pesca. Por conta disso, é importante ensinar o básico para que as gerações futuras aprendam a preservá-las. Esse aprendizado servirá de incentivo para mais pessoas e, principalmente, para a nossa comunidade onde tem na base da economia a pesca e o turismo”, expressa o aluno.
O Projeto Baleia Franca também entregou aos alunos uma luz para o futuro profissional, decisão que muitas vezes é permeada de diversas incertezas e dúvidas.
“Tenho certeza de que várias pessoas se interessaram pela profissão de biólogo marinho, a qual eles nos apresentaram, principalmente os alunos de séries mais evoluídas, mas até nós, do primeiro ano, já estamos começando a pensar na faculdade e essa possibilidade foi muito importante”, conta Andrey.
Para Kathya, a educação sempre busca a inovação, a fim de encontrar meios e ações que auxiliem na motivação e interesse dos alunos.
“Esse é sempre um dos desafios que a instituição vivencia. A presença de projetos como esse em nossa escola é uma ferramenta e estratégia que podemos disponibilizar para alcançar nossas metas. É muito gratificante, principalmente quando está ligado de forma direta à cultura regional e local da nossa instituição”, conclui a diretora.
Seja o Primeiro a comentar
Entrar