Para incentivar e mostrar um exemplo de empreendedorismo para os alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Bertino Silva, de Leoberto Leal, na região da Grande Florianópolis, os estudantes da primeira série do Novo Ensino Médio (NEM) fizeram um passeio de campo a uma propriedade que produz uvas e faz beneficiamento de madeira, em Vargem dos Bugres. A visita fez parte da atividade de Educação Empreendedora, que tem como responsável na unidade a professora Patrícia Carmisini Franzen.
Leia mais: Horta escolar em Fraiburgo ensina sobre empreendedorismo rural aos alunos
A disciplina de Educação Empreendedora iniciou no segundo semestre deste ano ano e terá a duração de seis meses. Além do passeio, os alunos têm outras atividades nessa disciplina, como palestras em parceria com o Sebrae/SC. Ainda na temática, a turma aprendeu abrir sua própria empresa, partindo da sua realidade local. Ao fim, o projeto será apresentado à comunidade escolar e familiares.
“Tem a proposta de enriquecer o universo de possibilidades dos estudantes, impactando sua formação de modo a aguçar, a partir das práticas empreendedoras, sua criatividade, autonomia, senso de responsabilidade, liderança, persistência, capacidade de trabalhar em equipe e seu protagonismo”, diz a professora Patrícia.
No passeio a propriedade do agricultor Nauro Steffens, empreendedor há mais de uma década, os alunos visitaram os parreirais e a oficina de processamento das madeiras. Durante o passeio, os estudantes aprenderam sobre a história da empresa de Nauro, podendo usá-la como inspiração para se tornarem empreendedores.
“Os alunos participaram em todo momento com perguntas. Penso que essa eletiva é de grande valia para a vida pessoal e profissional de cada um de meus alunos, pois perceberam que não é fácil empreender, mas que todos podem ser empreendedores de sucesso, só basta ter força de vontade para isso!”, relata a professora Patrícia.
Para a estudante Amanda Cristina da Cunha, participar das aulas de Educação Empreendedora facilita a compreensão, já que o componente curricular propõe atividades práticas que validam a teoria de sala de aula. “O passeio foi uma aula onde tivemos que conhecer na prática o que é explicado em sala de aula, por isso é mais fácil de nós, alunos, entendermos. Uma experiência muito legal, gostaria de ter mais vezes.”