Empreendedorismo e Ciência: alunos fabricam álcool em gel e sal em laboratório

Durante o projeto “Empreendedorismo na prática”, da EEB Fridolino Hulse, os alunos fabricaram álcool em gel e sal enquanto aprendiam sobre formações de preços e experimentos científicos

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Trabalhando as disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio, a Escola de Educação Básica (EEB) Fridolino Hulse, de São Martinho, uniu as aulas de Empreendedorismo e Iniciação Científica e desafiaram os alunos a fabricarem álcool em gel e sal temperado durante as atividades no laboratório.

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Alunos comercializaram o álcool em gel e sal temperado que foram produzidos em aula

Alunos comercializaram o álcool em gel e sal temperado que foram produzidos em aula – Foto: EEB Fridolino Hulse/Divulgação

Na procura de uma atividade interdisciplinar que pudesse unir os conhecimentos das disciplinas eletivas com as tarefas exercidas no laboratório, o programa “Empreendedorismo na prática” foi criado. O projeto reúne os professores orientadores dos laboratórios de ciências humanas, da natureza, matemática, empreendedorismo e iniciação científica.

Os estudantes já possuíam experiência nos laboratórios devido às aulas anteriores de iniciação científica, com o professor Claiton Oenning, e de ciências da natureza, então foi sugerido que fabricassem os produtos, sob a orientação da professora Ewelyn Steiner, para reunir os conhecimentos de empreendedorismo e de iniciação científica.

Um dos produtos escolhidos foi o álcool em gel glicerinado perfumado. Os alunos usaram álcool 70% líquido, carbopol, trietanolamina, glicerina e essência de capim limão. Todo o processo foi realizado seguindo os protocolos científicos de segurança e higiene.

Já a escolha do sal temperado veio da importância de priorizar produtos naturais na alimentação comparado aos de temperos industrializados que possuem grande presença de componentes prejudiciais para a saúde. Para isso, utilizaram ingredientes do dia a dia, como alho, salsa, cebolinha, pimenta e manjericão.

Além de noções de experimentos científicos, os alunos também aprenderam sobre a relação de produto e trabalho, com o professor de ciências humanas José Augusto Sá de Souza, e o processo de formação de preços e as variáveis a serem consideradas, no laboratório de matemática com a professora Josiane Claudino Alves.

Após a produção das mercadorias, nas aulas de empreendedorismo, os alunos foram orientados pela professora Isabela da Rosa Selhorst para definir os preços dos produtos, considerando os custos com a matéria prima e margem de lucro desejada.

O álcool em gel perfumado e o sal temperado foram comercializados no stand de empreendedorismo de São Martinho. As embalagens de 60g de sal foram vendidas por R$ 3,25 cada, já o álcool em gel com 100 mL custou R$4,25. Ambos conseguiram uma margem de lucro de 10% sobre o preço de custo.

Com a participação ativa dos alunos em todas as etapas da fabricação, o projeto conseguiu promover o protagonismo estudantil e incentivar o senso de empreendedorismo. “Foi um trabalho muito divertido de se fazer, já que podemos estar em contato direto desde o preparo até a venda.”, conta a aluna Érica da Silva Corrêa.

A atividade foi considerada bem sucedida tanto pelos alunos, quanto pelos professores responsáveis pelo programa. “Foi sem dúvida um dos melhores projetos em toda sua etapa docente, acreditamos que possa impulsionar vários novos projetos na escola, visando a interdisciplinaridade e a prática do conhecimento para o aluno.”, contam os professores Josiane, José Augusto e Ewelyn.

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