Experimentos de reações químicas podem parecer mágica na visão das crianças. Ver as transformações com apenas poucos passos e ingredientes pode despertar o interesse pela ciência, ao tentar entender a teoria por trás daquela atividade.
Leia mais: “Pílulas Literárias”: conheça projeto de incentivo à leitura em 26 unidades escolares de Timbó
Com os alunos no papel de cientista, mostrar na prática a teoria vista em sala de aula é uma ferramenta importante para unir a diversão e o aprendizado em componentes curriculares que possuem densos fundamentos, como a química, por exemplo.
Os estudantes do 6º ano da Escola de Educação Básica (EEB) Professor Benonívio João Martins, na Palhoça, participaram de uma aula prática em que aprenderam sobre as reações químicas realizando experimentos.
A ideia de levar esse conteúdo aos alunos surgiu em uma conversa entre o professor responsável pela turma, Adriano de Carvalho, e sua companheira, Simone de Oliveira Carvalho, que também é professora de ciências e ministra aulas no formato de laboratório itinerante, em outra unidade escolar do município.
Vestidos com jalecos de professor de ciências, os alunos realizaram transformações químicas com misturas de diferentes substâncias, como a de encher um balão usando apenas vinagre e bicarbonato de sódio. A reação entre os dois elementos causa a liberação do gás carbônico, causando o preenchimento da bexiga.
Além de reforçar o aprendizado, a aula prática também criou novas experiências para os estudantes, já que foi a primeira vez que tiveram contato com esse tipo de atividade e puderam viver como um cientista por um dia.
Para Adriano, a atividade gerou resultados positivos entre os alunos, que ficaram encantados em estarem realizando os experimentos, e despertou o interesse e a vontade de aprender mais sobre ciências.
Confira algumas fotos das atividades dos alunos: