Semana de provas. Uma das épocas mais temidas pelos alunos, pois é o momento em que você tem que mostrar todo seu conhecimento em questões que podem ser fáceis ou difíceis. Seja no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, provas trazem o nervosismo para muitos, mas existem algumas formas de mudar isso.
Leia mais: Música para estudar: saiba como melhorar a concentração nos estudos
Quando se entra na semana de provas, cresce aquele desespero por falta de organização, por não saber o que vai cair em cada matéria e o medo da nota não ser boa ou a prova extremamente difícil. Mas tudo isso pode ser diferente se o aluno se organizar e se preparar para encarar o período cheio de exercícios.
Programe-se para a semana de provas
É importante lembrar que seu foco são as provas, então organize bem sua semana. Programe-se para que nada aconteça nesse período. Faça uma lista com as tarefas durante os dias, como ida ao cabelereiro, ao supermercado e tente remarcá-las.
Esqueça atividades simples e bote toda sua atenção nos estudos! Você vai ganhar tempo para fazer exercícios, revisão e até descansar quando necessário, sem se preocupar com outros fatores e situações.
Revise tudo
Uma das atividades mais importantes em uma semana de provas é a revisão. Pegue tudo que você anotou (e que vai cair na prova) e olhe de novo. Olhe uma, duas até três vezes, o importante é entender o conteúdo e não ficar com dúvidas.
Tente, após a revisão, fazer exercícios para ver se dessa vez foi mais fácil. Procure novos teste na internet para saber se você realmente entendeu o assunto.
Escolha o lugar ideal para estudar
Como sempre, estudar em um local certo faz muita diferença para o aprendizado. Por conta disso, ainda mais pensando na semana de prova, escolha um lugar em que você irá conseguir manter a concentração total no que está precisando entender.
Busque bibliotecas, cafés ou um canto confortável da sua casa. O importante é que o estudo seja a prioridade e que você não tenha distrações. Quem sabe até criar um grupo de estudo com colegas, com foco total em aprender, sem brincadeiras ou coisas parecidas.
Faça resumos
Não adianta querer estudar tudo que o professor já passou, você vai acabar se sobrecarregando. Faça resumos, pegue o que considera ser o mais importante e bote em uma folha. Sejam cinco ou 10 páginas, escolha a praticidade.
Se você não souber o que é mais importante, vá atrás de videoaulas. Com elas, fica mais fácil criar resumos e entender o assunto, já que você estará tendo aula com um professor, sem depender das próprias anotações feitas durante o período letivo.
Converse com veteranos
Crie o hábito de conversar com alunos mais velhos, que já passaram pela semana de provas e podem entender sobre o assunto. Pergunte como eram as provas, se existem testes antigos, algo que você possa utilizar para estudar — vale até uma dica de como o professor é, o que faz durante a prova.
Faça contato com esses estudantes mais velhos. No futuro você poderá fazer isso pelos educandos mais novos. É uma troca de conhecimento que ajuda na educação de todos e no preparo para as provas.