Outubro Rosa: entenda a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

No Brasil, cerca de 66 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama por ano, a prevenção e o diagnóstico precoce ajudam a salvar vidas

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e, por isso, não só no outubro rosa, mas em todo o ano, é importante discorrer sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. Em 99% das vezes, o câncer de mama é diagnosticado em mulheres, mas os homens também podem ser afetados.

Laço rosa, símbolo da campanha de prevenção ao câncer de mama- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Escola de Itapiranga promove estudo de obras da literatura brasileira

Com o tema ‘’Eu sou a minha heroína’’ a campanha Outubro Rosa de 2023, tem como principal objetivo a conscientização do câncer de mama, data criada no início de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma das maiores organizações de câncer de mama dos Estados Unidos.

Além disso, o período que é celebrado anualmente, tem o propósito de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade perante a doença.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há muitos tipos de câncer de mama, alguns possuem um desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.

Cerca de 2,3 milhões de casos novos de câncer de mama foram diagnosticados no ano de 2020 em todo o mundo, tanto nos países em desenvolvimento, quanto nos desenvolvidos. Em algumas regiões, como Ásia, África e América do Sul, os dados vêm aumentando conforme as pessoas migram de um país para outro, expondo a população a novos fatores de risco, sociais e ambientais.

No Brasil, a realidade é parecida, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 66.280 foram os números estimados sobre os novos casos de câncer no ano de 2021, o que equivale a um risco de 61 mil casos a cada 100 mil mulheres.

 

Entenda a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Praticamente um a cada quatro diagnósticos de câncer na população feminina é de mama, o que reforça a ideia central sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Antes de entendermos a importância da prevenção, vamos falar sobre os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama: caroço (nódulo), geralmente é duro, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. E também podem aparecer nódulos pequenos no pescoço ou nas axilas.

Esses sinais podem facilmente ser identificados por meio do autoexame, mas o ideal é que o câncer de mama possa ser identificado antes mesmo do nódulo ser percebido pelo toque. Isso porque o diagnóstico precoce aumenta em grande escala a chance da cura da doença.

É muito importante que as mulheres conheçam os seus corpos, independentemente da idade, assim vão saber o que é normal ou não ao tocarem as suas mamas. Olhar, apalpar e sentir os seios no dia a dia é um fator que também vai ajudar na prevenção do câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando o diagnóstico é precoce, a mortalidade pode cair em até 25%. O diagnóstico tardio do câncer de mama é o principal fator no que diz respeito à mortalidade das mulheres brasileiras.

Quando falamos de prevenção, é sobre a consulta frequente ao médico de preferência. Além disso, a realização da mamografia, um exemplo é a de rastreamento, que é realizada como um exame de rotina nas mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama. É recomendada na faixa etária de 50 a 70 anos, a cada dois anos.

Vale lembrar que o câncer de mama é mais comum a partir dos 50 anos de idade, seja pelo fato do acúmulo de exposições ao longo da vida e até mesmo pelas próprias alterações biológicas, que costumam aumentar à medida que envelhecemos.

Confira mais Notícias