Neste domingo (5), será o dia de colocar em xeque tudo o que você estudou durante o ano. E nessa hora, a ansiedade costuma bater à porta, sem nem pedir permissão. Pensando nisso, selecionamos cinco dicas que podem te ajudar com a inquietação da mente e o nervosismo pré-prova do Enem.
Leia mais:
Mas antes de tudo, não se culpe por estar ansioso ou com qualquer outro sentimento com a chegada do dia da prova, pois quanto mais tentamos negar, dizendo ‘’não posso ficar nervoso’’, mais nervoso costumamos ficar. Pega leve com você mesmo!
Para te auxiliar nessa etapa, separamos algumas orientações para que você chegue mais tranquilo para fazer o Enem:
-
Tenha uma boa alimentação
Os alimentos têm um grande poder sob os nossos sentimentos. Um exemplo são os alimentos ricos em açúcar e farináceos, que podem aumentar a ansiedade ou depressão. Isso ocorre porque, ao consumir essas comidas, acontecem alterações na taxa glicêmica e na produção de serotonina.
Indicamos incluir alimentos ricos em fibras (como frutas e vegetais), ômega 3 (atum, salmão, abacate) e triptofano (banana, ovos e castanhas). Bebidas também podem ajudar a relaxar, como chás de camomila e maracujá. Eles podem te ajudar a manter a calma para realizar o exame do Enem.
-
Pratique exercícios
O grande segredo para aliviar a mente cheia nessa reta final para a realização da prova é cuidar da sua saúde. E a atividade física é mais uma grande aliada nesse momento. Ela auxilia na produção de hormônios do bem-estar, como a endorfina e a serotonina, e ajuda também a regularizar o sono.
São inúmeras as opções de atividades, como caminhada, corrida, musculação, dança, ciclismo, lutas, entre outras. Busque algo que você sinta prazer ao realizar.
Outra atividade que pode te auxiliar, principalmente na forma como você respira, é o yoga. Além de reduzir o estresse, a prática pode melhorar a memória e a capacidade de concentração. Ter consciência da nossa respiração pode nos ajudar em muitos momentos de ansiedade.
-
Cuide do seu sono
Para manter um cérebro saudável, a qualidade do sono é um quesito indispensável. Porém, num momento como esse de inquietação que é realizar a prova do Enem, talvez você leve mais tempo para pegar no sono.
Mas temos algumas estratégias para te auxiliar. Ao se deitar, delique a TV e deixe o celular de canto por pelo menos 30 minutos antes. Durma no mínimo por 8 horas, que é a quantidade indicada por especialistas.
-
Tire um tempo para você
Ter tempos prazerosos conosco é sobre investir na nossa saúde mental. Por isso, busque ter momentos de lazer, fazendo coisas das quais você gosta. Saia para conhecer pessoas, dance, ria, se divirta, escute música!
Essas práticas vão te auxiliar na redução do estresse causado pela proximidade da prova do Enem. Além disso, se possível, tenha contato com a natureza – ela nos dá a sensação de acolhimento e diminui a ansiedade.
-
Organize sua rotina
Um dos principais fatores que podem desencadear a ansiedade na reta final do Enem, é a falta de planejamento. Por isso, nesses últimos dias mantenha a sua rotina organizada.
Tenha um horário para dormir, para acordar, para se alimentar, se exercitar, revisar algum conteúdo que ache necessário, e não se esqueça de encontrar os seus amigos, essa rede de apoio sempre tranquiliza o nosso coração.
Desejamos uma excelente prova a todos, confiem no potencial de vocês!