Hora de decidir: como encontrar a graduação perfeita para você?

Escolher a graduação pode ser uma tarefa difícil, mas algumas dicas facilitam o processo de análise e identificação

Formação Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

Em algum momento você já deve ter parado e pensado: “o que vou fazer de graduação?”. Às vezes, essa é uma pergunta que não tem resposta, mesmo para aqueles que estão no oitavo ano ou na terceira série do Ensino Médio, já que pensar na faculdade pode ser mais difícil do que parece.

Leia mais: Qual faculdade fazer? Conheça 9 universidades públicas e privadas de SC

Escolha da graduação pode ser difícil para alguns alunos

Escolha da graduação pode ser difícil para alguns alunos, especialmente para aqueles que ainda não conhecem as áreas de atuação – iStock/Divulgação/Educa SC

Essa escolha pode ser difícil por inúmeras razões, como não saber exatamente do que gosta, não conhecer as matérias das faculdades ou o medo de escolher o curso errado. Para isso, existem algumas dicas práticas do que fazer para sair da escola decidido sobre o seu futuro e a graduação que vai começar.

Saiba no que você é bom

Não adianta querer fazer uma graduação em algo que você não tem conhecimento. É importante escolher um assunto em que você é bom ou pelo menos saiba o básico. Se você gosta de física ou matemática, por exemplo, existem diversos cursos que utilizam os dois, como engenharia elétrica, engenharia aeroespacial e engenharia mecânica.

Sabendo no que você é bom, fica mais fácil encontrar o seu caminho e testar suas habilidades. Dessa forma é possível adquirir o conhecimento necessário da graduação durante o Ensino Médio, para começar os estudos entendendo muito mais.

Pesquise sobre os cursos

É de extrema importância que você saiba o que o curso de graduação oferece. Então, faça uma pesquisa completa sobre a matriz curricular, vá atrás de egressos, alunos, pesquise bem para não escolher algo pensando que terá o que você quer e que pode não se concretizar.

Conhece a universidade que oferece a graduação?

Saber sobre o curso é importante, mas mais do que isso, é necessário conhecer bem a instituição. Fazer uma pesquisa sobre a faculdade, como, por exemplo, se já se envolveram em algum problema sério, se a nota do MEC é boa, se os docentes são bons e como é a grade curricular faz uma diferença enorme na escolha.

Além dessas razões, é bom saber se existe um apoio financeiro por parte da universidade, como bolsas ou financiamento, se oferecem atividades extracurriculares ou você terá que ir atrás. Então, conheça bem o que está por trás da instituição que você pretende fazer a graduação para não se arrepender depois.

Como está o curso no mercado de trabalho?

Hoje em dia, não se pode escolher uma graduação sem pensar no mercado de trabalho. Existem aquelas que continuam em alta desde sempre, que os profissionais são requisitados a todo momento, mas há opções que estão diminuindo o número cargos e alternativas de trabalho.

Pesquise para saber se existe demanda na área, a media salarial atual, as horas trabalhadas, onde se encontram as empresas desse setor, se estão na sua cidade, região ou em outro lugar. Avalie bem para que você consiga encontrar algo bom, para não terminar a graduação sem nenhuma experiência ou perspectiva de futuro.

Fale com profissionais

Se pesquisar na internet, falar com alunos ou ver sobre o curso não adiantar, vá atrás de profissionais. Eles podem ajudar a sanar suas dúvidas sobre a área que você vai escolher. Procure pessoas que estão começando a carreira ou que já atuam naquele trabalho.

Os especialistas podem te ajudar a decidir se o que você quer vale a pena ou se é melhor considerar outra graduação. Mas lembre-se: o importante é você ouvir bem e analisar tudo para escolher com o que quer trabalhar futuramente.

 

Confira mais Notícias