Fortalecimento dos CEDUPs em destaque na Secretaria da Educação

CEDUPs oferecem processos pedagógicos inovadores para a formação técnica de jovens em todo o Estado

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

A Secretaria da Educação de Santa Catarina (SED) realizou em junho, em Florianópolis, uma reunião técnica com coordenadores regionais de educação e gestores dos 20 Centros de Educação Profissional de Santa Catarina (CEDUPs). O objetivo principal foi discutir melhorias para elaboração de projetos.

reunião técnica com coordenadores regionais de educação e gestores dos 20 centros profissionais de Santa Catarina

Coordenadores regionais de educação e gestores dos CEDUPs em reunião técnica com a SED – Foto: SED/Divulgação/Educa SC

Leia mais: Escolas de Saudades recebem palestra sobre educação alimentar e nutricional

Durante dois dias, os participantes realizaram dinâmicas em grupo, onde cada centro profissional apresentou as principais demandas e dificuldades relacionadas à infraestrutura, à questão pedagógica e pessoal. Com as informações coletadas, a SED pretende discutir investimentos e melhorias adequadas para as necessidades de cada CEDUP.

Segundo o Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, investir no ensino técnico e profissionalizante é compromisso do atual governo. “Os CEDUPs oferecem processos pedagógicos inovadores para a formação técnica, adequados às cadeias produtivas nos locais que eles estão instalados”, explica.

Exemplo disso são os CEDUPs Getúlio Vargas, de São Miguel do Oeste (referência na área agropecuária) e Abílio Paulo, de Criciúma (a maior instituição profissionalizante de educação). Ambos possuem décadas de experiência e oferecem cursos técnicos e profissionalizantes para estudantes do ensino médio, conforme você confere a seguir.

 

Conheça o CEDUP Getúlio Vargas

O Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas foi inaugurado em 1988 no município de São Miguel do Oeste e há 35 anos oferece cursos técnicos e profissionalizantes de referência na área agropecuária. Os produtos gerados pela instituição são comercializados não só na região, mas em todo o país, muitos inclusive, exportados para várias partes do mundo.

imagem aérea CEDUP Getúlio Vargas

Sede CEDUP Getúlio Vargas – Foto: CEDUP Getúlio Vargas/Divulgação/Educa SC

O instituto está localizado em uma região onde há predominância de pequenas propriedades familiares rurais, que formam uma estrutura cooperativista, e encontram na agropecuária a principal fonte de subsistência e economia. A formação de Técnicos em Agropecuária visa suprir a demanda por profissionais qualificados, uma vez que a região é essencialmente agrícola e absorve os graduados do curso.

Em mais de três décadas de existência, o CEDUP Getúlio Vargas se consolidou técnica e pedagogicamente, desenvolvendo inúmeros projetos. Neste período, formaram-se quase 1700 Técnicos em Agropecuária e 13 Técnicos em Paisagismo, além das centenas de alunos com pré-qualificação em Agropecuária. O instituto possui ampla estrutura, com nove laboratórios agropecuários, além de laboratório de solos e sala maker, espaços em que os estudantes vivenciam na prática situações problemas apresentadas em sala de aula.

De acordo com o gestor do Centro Educacional, Wilson Antonio Wronski, nestes 35 anos de atuação, a escola vem contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio, setor que fomenta a economia regional. “Temos como desafio transformar a realidade através da ação intencional, planejada, concreta, onde todos têm oportunidades iguais na conquista da autonomia e da liberdade”, explica. Ainda de acordo Wilson, a procura por matrículas tem aumentado nos últimos anos, mas a falta de espaço nos alojamentos e salas de aula impede o ingresso de um número ainda maior de estudantes. “O mercado de trabalho é amplo na área da agropecuária, podendo absorver um número maior de profissionais”, completa.

Trabalho desenvolvido no CEDUP Getúlio VargasTrabalhos desenvolvidos no CEDUP Getúlio Vargas – Foto: CEDUP Getúlio Vargas/Divulgação/Educa SC

A unidade escolar trabalha em tempo integral e oferece as modalidades internato e semi-internato. As atividades escolares ocorrem em forma de aulas, demonstrações, palestras, conferências, exposições, visitas, exercícios e trabalhos realizados intra e extraclasse, além de tarefas, trabalhos práticos e pesquisas extracurriculares ou complementares, bem como outras que objetivem a formação integral do educando. O Centro conta com um corpo docente de 44 professores.

O profissional formado no curso Técnico em Agropecuária sai apto a manejar de forma sustentável, a fertilidade do solo e dos demais recursos naturais, além de planejar e executar projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. Selecionar, produzir e aplicar insumos agrícolas, bem como comercializar animais e desenvolver atividades de gestão rural, também estão entre as funções do técnico formado.

Atualmente, cerca de 268 estudantes frequentam a unidade, sendo a maioria filhos de agricultores. Os internos somam 125 alunos, que permanecem na escola em turno integral, além dos 135 semi-internos, que retornam para casa no final do dia e dos 9 estudantes do Técnico em Agropecuária Subsequente, período noturno. A instituição recebe ainda estudantes de municípios dos estados vizinhos do Paraná e Rio Grande do Sul.

 

Conheça o CEDUP Abílio Paulo

O Centro de Educação Profissional Abílio Paulo iniciou suas atividades em maio de 1978, no município de Criciúma, no sul do estado, e é hoje a segunda maior escola pública de Santa Catarina e a maior instituição profissionalizante da educação. Ao todo, atende estudantes de 45 municípios da região que fazem parte da AMREC, AMESC e AMUREL.

Imagem aérea sede CEDUP Abílio Paulo

Imagem sede CEDUP Abílio Paulo – Foto: CEDUP Abílio Paulo/Divulgação/Educa SC

Com uma área construída de mais de 6000 metros quadrados (além de 4000 metros quadrados em obras), e quase três hectares de terra, a instituição completa esse ano 45 anos de história e conta com um corpo docente de 168 professores e 13 funcionários pedagógicos e administrativos.

O colégio atende aproximadamente 2 mil alunos, divididos entre as turmas de EMIEP (Ensino Médio Integrado ao Profissionalizante) e NEM ( Novo Ensino Médio), que permanecem na escola em período integral. Os demais alunos frequentam os cursos técnicos Subsequentes/Concomitantes e o Programa Novos Caminhos, e são moradores de Criciúma e de municípios vizinhos, com idades entre 14 a 59 anos.

Atualmente os alunos do NEM cursam as trilhas de aprofundamento em: Administração, Alimentos, Ciências de Dados, Comércio, Edificações, Informática e Química. Já para os alunos que possuem Ensino Médio ou estão cursando em outra escola, o CEDUP oferece cursos técnicos em Administração, Análises Clínica, Contabilidade, Edificações, Informática e Química. Para o segundo semestre de 2023, está prevista a abertura de mais dois cursos técnicos: Marketing e Segurança do Trabalho.

“Entendemos que a Educação Profissionalizante é o caminho, pois está aliando a Formação Geral Básica, que todos os alunos devem ter, a uma oferta de Curso Profissionalizante. Desta forma, nossos alunos concluem o Ensino Médio e já podem ingressar no mundo do trabalho, pois saem daqui com uma formação profissional, destaca Maristela Búrigo da Silva Bolan, diretora do centro educacional.

Trabalhos desenvolvidos no CEDUP Abílio Paulo

Trabalhos desenvolvidos no CEDUP Abílio Paulo – Foto: CEDUP Abílio Paulo/Divulgação/Educa SC

Ainda no contraturno escolar, os estudantes participam da Banda Marcial, do Coral, do Corpo Coreográfico, do Grupo de Dança, de treinos de futsal, de vôlei, de atletismo, de xadrez e de tênis de mesa. O centro educacional também oferece aulas de reforço de Física, Química, Matemática e Biologia, fazendo com que o índice de reprovação e evasão seja extremamente baixo.

Em 2022, o Governo do Estado autorizou a reforma e ampliação do CEDUP, com um investimento em torno de 18 milhões. O projeto prevê a construção de mais 13 salas de aula e um auditório para 600 pessoas, com o objetivo de proporcionar um ambiente adequado para o aprendizado e a formação profissional dos alunos. Por meio de um sistema polarizado de recursos e oportunidades educacionais, a administração quer estimular a promoção sociocultural, além de proporcionar condições de qualidade de vida a toda comunidade e região.

De acordo com a diretora da instiuição, “este investimento em nossa escola será muito importante para que possamos oferecer à nossa comunidade escolar uma Educação Profissional de melhor qualidade para um número maior de alunos, pois hoje temos uma demanda a ser atendida, muito acima da atual capacidade que temos de oferecer”, conlcui.

 

CEDUPs oferecem cursos técnicos gratuitos à comunidade

Os cursos dos CEDUPs são gratuitos e destinados a estudantes do Ensino Médio, que querem cursar o ensino técnico junto ao Ensino Médio e também aos que pretendem fazer alguma especialização técnica após o término do Ensino Médio.

São cursos como contabilidade, informática, ciência de dados, enfermagem, edificações, agropecuária e muito mais, de acordo com a região em que os centros estão inseridos e adequados ao currículo do Novo Ensino Médio, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

Além de novas políticas e investimentos ao CEDUPs, em uma das frentes de trabalho, o governo de Santa Catarina firmou um acordo de cooperação com o SENAI, entidade da FIESC, para promover a ampliação do acesso dos estudantes da rede estadual ao eixo do ensino profissionalizante do novo ensino médio.

A iniciativa irá atender imediatamente cerca de 7 mil estudantes e a expectativa da Secretaria de Estado da Educação (SED) é que o programa beneficie em torno de 10 mil novos estudantes por ano ao longo da gestão. A parceria permitirá a execução de cursos técnicos oferecidos pelo sistema como parte do eixo profissionalizante do novo ensino médio e a validação da carga horária dos cursos de aprendizagem profissional para alunos matriculados no novo ensino médio.

Confira mais Notícias