Estudante de Tubarão conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Gabrielle Mendonça Leonardo é estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Teixeira Nunes e participou da olimpíada pela primeira vez

Formação Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

A estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual João Teixeira Nunes, Gabrielle Mendonça Leonardo, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2023, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Leia mais: Dorama: a nova palavra da língua portuguesa

O certificado da medalha e foto de Gabrielle (direita) com a professora orientadora- Foto: EEB João Teixeira Nunes/Divulgação/Educa SC

A olimpíada tem como objetivo estimular alunos para as carreiras científicas, qualificar professores para o ensino por investigação científica e fortalecer a interação entre instituições de educação superior e escolas de ensino fundamental e médio.

Em 2023 a ONC adotou o formato digital para a realização da prova, que é composta por duas etapas: na primeira fase, o estudante responde 20 questões de múltipla escolha – e tem até duas horas para completar o exame. Já na segunda fase, o estudante precisa responder 10 questões dissertativas, também com o tempo de duas horas.

Gabrielle conta que até hoje só havia participado de olimpíadas de matemática– aquelas que acontecem na escola- e nem sabia da existência da ONC. “ Quando a professora Tati falou sobre a olimpíada, eu me interessei e disse que ia fazer só por experiência mesmo, tanto que eu fiquei bem surpresa quando recebi o resultado. Realmente eu não esperava, até porque eu não sou muito ligada à ciência, eu gosto bastante de cálculos, sou de exatas e pretendo fazer uma faculdade de engenharia civil, conta.

Aluna bastante dedicada, com perfil questionador, comunicativa, Gabrielle possui curiosidade intelectual e, segundo os professores, apresenta um grande potencial para se tornar uma cientista de destaque no futuro.

As respostas da prova eram fotografadas e enviadas para a ONC- Foto: Gabrielle Mendonça Leonardo/Divulgação/Educa SC

“Estamos muito felizes pela conquista da aluna Gabrielle, ele reflete o resultado de um trabalho contínuo e de uma parceria sólida entre a escola, os professores e os alunos. A instituição busca oferecer suporte e recursos que contribuam diretamente para o desenvolvimento e formação dos estudantes”, conta a professora orientadora, Tatianne Dias Moreira.

Para a professora, a participação de alunos na ONC é de extrema importância e deve ser incentivada e promovida nas escolas, pois é uma competição que estimula o interesse e o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico.

“Esse tipo de competição proporciona aos alunos a oportunidade de colocar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, desafiando-os a resolver problemas e questões de alta complexidade, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade. A competição também incentiva a busca pelo conhecimento e a superação de desafios, fomentando a curiosidade e o gosto pela ciência”, explica.

 

Olimpíada Nacional de Ciências

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), voltada a estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental.

A ONC é uma competição que visa despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, além de aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental.

A competição proporciona ainda, a melhoria da qualidade da educação básica e a promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento, identificando estudantes talentosos e incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, desafiando os estudantes visando o aprimoramento de suas formações.

Confira mais Notícias