Estante Mágica: Projeto de escola de São Bento do Sul é homenageado na Câmara de Vereadores

O projeto Estante Mágica, da EEF Osmarina Batista Betkowski, recebeu moção de aplausos pelo trabalho desenvolvido com alunos do ensino fundamental

Formação Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

A Escola de Ensino Fundamental (EEF) Osmarina Batista Betkowski, de São Bento do Sul, e o professor e psicólogo Sidinei Farias, receberam na tarde da última quarta-feira (13) Moção de Aplausos pelo Projeto Estante Mágica. O projeto tem o objetivo de colocar o aluno como protagonista, incentivando a leitura, a escrita e o gosto pelo mundo da literatura.

Leia mais: Maior iceberg do mundo se soltou na Antártida e pode comprometer a vida selvagem

O Projeto Estante Mágica foi desenvolvido entre os estudantes do quinto ano do ensino fundamental e consistiu na produção de um livro, onde cada criança escreveu e ilustrou a própria publicação, comemorando a conquista em um evento de autógrafos.

“Os temas eram livres, eu deixei o aluno escolher e depois eu ia refinando dentro dos aspectos gramaticais e textuais. Foi muito interessante porque muitos trouxeram a realidade do mundo virtual e eu precisei me reinventar muito, entender este mundo e a partir disso entrar com a língua portuguesa”, relembra Sidinei.

Para o desenvolvimento do projeto, que aconteceu durante todo o ano letivo e envolveu diversas disciplinas, os alunos tiveram a tarefa de ler um livro por semana. Após a leitura, apresentavam a obra e produziam uma ficha de leitura – com dados do autor, ilustrador, personagens, resumo.

E aos poucos o livro ia sendo produzido. De acordo com o professor, cada mês eles escreviam um parágrafo, a ilustração, trabalhavam a gramática, a ortografia, a estrutura de um texto. Uma plataforma online da empresa Estante Mágica auxiliou todo o processo e assim, cada estudante construiu o seu próprio livro, totalizando em 56 obras inéditas.

O estudante Bryan Klimpel de Morais se empolgou com o projeto. “Eu gosto de futebol e o meu livro teve como título: O raio na bola. Já escrevi duas páginas do meu caderno grande, depois que dei autógrafo e quero fazer mais livros.”

“Foi muito legal! Percebi que escrever livros não é difícil e o quanto melhorei meu vocabulário e capacidade de imaginação e transformar o que vivo e busco”, conta a aluna Samara Rank Toporoski, .

Para Sidinei, o projeto Estante Mágica, reforça o compromisso do Brasil e do mundo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável- ODS 2030, mais precisamente a meta 4, de “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”

“Numa época em que o ser humano se tornou um perigo para si, com tantas crises humanitárias pelo mundo, eis a necessidade de potencializar o letramento e a empatia através da leitura, escrita e ajustamento criativo em nossa existência”, destaca o professor.

O projeto resultou em 81 livros autografados e entregues às famílias. A turminha escritora, comemorou as seguintes conquistas: 14 798 palavras escritas, 336 desenhos que ilustraram as páginas, 81 textos de gênero biográfico produzidos e anexados ao livro, além de 38 livros infantojuvenis lidos anualmente com o trabalho das fichas de leitura nas aulas de Língua Portuguesa.

Confira mais Notícias