Copa do Mundo: como usar os grupos e o futebol para ensinar?

A Copa do Mundo acabou de começar, mas você ainda pode aproveitar o evento para ensinar sobre história e geografia

Sala de Aula Publicado em: Autor: Felipe Vecchio

De quatro em quatro anos o mundo inteiro foca em um assunto: a Copa do Mundo. Mas, pra quem acha que ela serve apenas para entreter está errado. O evento pode ser de grande ajuda para professores, já que eles podem olhar para os países que participam e os grupos formados e ensinar sobre história, geografia e a relação entre eles.

Leia mais: Copa do Mundo: conheça algumas curiosidades do evento

Copa do mundo

Copa do Mundo pode ser uma ferramenta de ensina na sala de aula – Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Para quem acompanha o Brasil na Copa, por exemplo, sabe que o grupo G tem outras três seleções, que são Sérvia, Camarões e Suíça. Países que não são muito falados no ensino, mas que com a chegada do evento e o envolvimento com a seleção brasileira, podem ser usados no estudo em escolas.

Como é um evento mundial, o professor pode agregar na sua aula a história do Brasil com a Suíça, os camaroneses e a Sérvia. Pode também trazer assunto que envolvam a localização desses países, se os estudantes sabem onde fica a Sérvia, trazendo para a aula um pouco da história de cada país.

Assim, o educador consegue transformar o assunto Copa em algo didático, que vai além do entretenimento.

O grupo do Brasil na Copa

Para entender como unir a Copa com o aprendizado dos alunos, é importante saber um pouco da história dessas seleções, dos seus países, onde ficam e a relação que tem com o Brasil.

Suíça (Europa Central)

A Suíça, ou como era conhecida na época Confederação Suíça, foi criada em 1291, formada excepcionalmente por comunidades do lado rural. Foi apenas em 1848, quando se fez uma nova constituição, que a Suíça, como é conhecida hoje, nasceu.

O país é conhecido mundialmente por ter várias instituições financeiras, assim como entidades globais, tais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Além disso, a Suíça é conhecida como um país de cunho neutro, quando se trata de política, sem envolvimento em grandes guerras ou problemas.

A grande história do Brasil com os suíços ocorreu em 1819-1820, quando imigrantes vieram para o país, sendo os primeiros europeus a se estabelecerem em terras brasileiras depois dos portugueses.

Camarões (África Central)

Camarões, até certo momento do século 20, era um país divido em dois: entre França e Grã-Bretanha. Sua independência só veio na época de 1960. Foi então que, em 1972, o país ganhou uma nova constituição, dando poder para um presidente.

Com essa mudança, em 1982 assumiu o poder Paul Biya, que, apesar de tantos anos, ainda é o presidente do país. Igual ao Brasil, o país também foi colonizado por portugueses, dessa forma, a língua usada lá é quase igual ao português utilizado pelos brasileiros.

Sérvia (Sudeste da Europa)

Com a capital sendo Belgrado, a Sérvia é um país que era conhecido como Sérvia e Montenegro, mas que teve sua ruptura em 2006, se tornando um país independente do outro. A região já passou por diversos momentos históricos, principalmente guerras.

Hoje, é um país que conta com pessoas que podem ser de vários lugares. Uma curiosidade interessante sobre a seleção que foi disputar o mundial é que a média de altura dos jogadores é de 1,95 cm.

Além da geografia e da história, é possível utilizar o momento da Copa para falar um pouco mais da relação entre os países e como cada nação foi se desenvolvendo ao longo dos anos, a prova de que o futebol também pode trazer frutos dentro da sala de aula.

Confira mais Notícias