Escritor na Escola: escola de São João do Oeste aproxima alunos do mundo literário

Além do contato com os livros, a escola quis proporcionar aos estudantes o contato com o escritor, visando despertar o gosto pela leitura

Formação Publicado em: Autor: Redação Educa SC

Estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) Madre Benvenuta, de São João do Oeste, receberam a visita do escritor Pablo Morenno, durante um dia de muita conversa sobre livros, leitura e literatura. O encontro faz parte do projeto Escritor na Escola, que aconteceu no último dia primeiro de dezembro, no auditório da escola.

Escritor Pablo Morenno durante encontro do projeto Escritor na Escola- Foto: EEB Madre Benvenuta/Divulgação/Educa SC

A ideia é despertar o gosto pelo hábito da leitura, estimular atividades sensibilizantes, desenvolver as capacidades de ler e escrever – como formas de compreensão do mundo -, aproximando o texto à realidade do aluno. O projeto tem por objetivo, ainda, aperfeiçoar o senso crítico em relação aos textos lidos, a fim de despertar uma avaliação em relação à realidade em que os alunos vivem e sobre eles mesmos.

“Queremos conscientizar os alunos sobre a importância da literatura, despertando contato espontâneo com a leitura e o interesse pelos vários tipos de textos (música, poesias, obras e autores) dentro e fora da sala de aula, relacionando-os, fazendo-o contextualizar com sua realidade”, explica a diretora Rosilene Gabriel Schneider.

Para isso, foi proposto não apenas o contato com o livro, mas também com o escritor. Ao longo do ano a escola adquiriu diversos livros do autor Pablo Morenno – escritor de literatura infantil, infanto-juvenil e adulta – com 18 livros publicados. Estudantes do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, trabalharam nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês e Arte, as obras do autor.

Após estudar o livro proposto, os estudantes puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos a partir da leitura: teve muita poesia, teatro, paródia, releitura, canto, representação em cartazes e até resgate de objetos antigos. “Acho que acrescentou muito para todo mundo, porque ele nos passou uma boa mensagem para nossas vidas”, conta Luís Augusto Wolschick, estudante do oitavo ano.

O autor dos livros, Pablo Morenno, pode compartilhar com os alunos sua experiência na literatura, falou sobre as curiosidades de cada personagem e pode conferir a interpretação dos estudantes sobre as obras que escreveu.

A diretora conta que a expectativa é dar continuidade ao projeto, levando até a escola novos livros e autores. “Os trabalhos foram excepcionais, os alunos se dedicaram muito, foi um dia intenso, de muita entrega e emoção, e queremos proporcionar isso novamente aos nossos alunos”, diz Rosilene.

Confira mais Notícias