Escola de São João do Oeste promove intercâmbio entre estudantes e alemães

O II Encontro Intercultural Teuto Brasileiro é uma iniciativa da EEB Madre Benvenuta e visa promover a troca de experiências com alemães

Notícias das Escolas Publicado em: Autor: Paula Gabiatti

Alunos do ensino médio da EEB Madre Benvenuta, em São João do Oeste, participaram no dia sete de julho, do II Encontro Intercultural Teuto Brasileiro, promovido pela escola. O evento promoveu o intercâmbio entre visitantes alemães e os estudantes, que têm o idioma alemão como segunda língua.

Leia mais: Escola de Florianópolis reúne família e escola em Festa Julina para toda a comunidade

A ideia partiu da professora de alemão, Gerlinde Spies Leite, que trabalha na escola há quatro anos e tem como o objetivo proporcionar aos estudantes a troca de experiências e a possibilidade de praticar o idioma com os nativos.

“Sendo o município de São João do Oeste a capital catarinense da língua alemã e um grande promotor da cultura, o intercâmbio está vindo ao encontro do conhecimento e cultura promovidos pela comunidade, atingindo seu principal objetivo: o movimento intercultural e a promoção do idioma alemão, como fonte histórica de cultura”, explica Gerlinde.

Os jovens alemães são moradores da cidade de Ahaus e trouxeram aos alunos da escola conhecimento sobre a cidade alemã, bem como da Alemanha e Europa, além da realidade do país nos dias atuais.

Mediados pela professora, o grupo de alemães conversou com os alunos do novo ensino médio, promovendo um belo momento de intercâmbio cultural entre ambos os países. Houve ainda um momento de troca de experiências, onde os alunos puderam tirar dúvidas sobre o país e o próprio idioma.

Alunos da EEB Madre Benvenuta durante II Encontro Intercultural – Foto: Arquivo/Divulgação/Educa SC

Durante o encontro, os alunos fizeram apresentações culturais, cantaram e dançaram. Os visitantes falaram sobre a cidade onde vivem, a cultura e os costumes da Alemanha. E teve o momento do “Frühstück” – café da manhã, em alemão – onde eles desfrutaram das comidas típicas alemãs e puderam interagir de forma mais descontraída.

A primeira edição do Encontro aconteceu no ano passado e deve se tornar prática comum do componente curricular de Alemão. “No primeiro encontro nós recebemos cinco alemães, sendo que somente uma moça falava português, por ser filha de brasileira. O irmão dela só entendia um pouco e os outros três nunca tinham tido contato com o nosso idioma”, relembra a professora.

Neste ano, a escola recebeu três alemães, dois deles irmãos, filhos de uma brasileira casada com um alemão. Eles nasceram e residem em Ahaaus desde então. A terceira visitante, de origem turca, jamais havia tido contato com brasileiros, nem com o idioma português, agregando ainda mais para a troca de experiências.

Devido ao sucesso do Encontro, a expectativa para o próximo ano é estender o projeto a todas as turmas. E a escola estuda ainda a possibilidade de mediar um intercâmbio para a Alemanha entre os alunos da escola.

 

Capital Catarinense da Língua Alemã

Atualmente, 96% dos moradores de São João do Oeste são de origem alemã, com fala e entendimento do idioma. Esses dados acabaram rendendo ao município o título de capital catarinense da Língua Alemã.

O município de São João do Oeste já costumava sediar eventos alusivos à cultura alemã, contudo, sem grande expressividade e de cunho mais local. Com a concessão do título em 2008, surgiu a necessidade de criar um evento que identificasse e caracterizasse a cultura local. Foi aí que surgiu a Deutsche Woche (Semana Alemã), um evento de natureza cultural que enche de orgulho a população do município.

Atrações como os tradicionais concursos de chopp em metro, do serrote, da piada e da mentira em alemão; shows culturais; gincanas; festivais da canção alemã; gastronomia; danças; teatro e grandes bailes reuniram milhares de pessoas no decorrer da semana de festas.

A Deutsche Woche definitivamente se consolidou como uma das maiores festas de cunho cultural, reunindo público dos três estados do Sul do Brasil, além de estrangeiros oriundos de países vizinhos como o Paraguai e a Argentina. Também já é costumeira a participação de turistas e visitantes da própria Alemanha.

A participação popular na semana inteira do evento, o empenho das pessoas e da comunidade saojoestina, a dedicação por parte das entidades culturais envolvidas na execução, não deixam dúvidas da importância cultural e regional do evento.

Atualmente em sua 13ª edição, a Deutsche Woche é considerada “A genuína festa alemã do inverno Brasileiro”.

 

Confira mais Notícias